terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ursinhos De Merkel : Tragédia Ou Cooperação ?

... Decida-se Chanceler. Afinal, o que quer para esta Europa perigosamente inclinada para a derrocada?
É nos 'pequenos' egoísmos que se evidenciam os verdadeiros desígnios.

Ora leiam:

A menos de uma semana da visita da chanceler alemã Angela Merkel a Portugal, sabe-se que a empresa alemã Steiff, que fabrica bonecos de peluche, como o ursinho que Angela Merkel ofereceu à filha de Nicolas Sarkozy, pretende encerrar a fábrica que funciona em Portugal, em Oleiros, e transferir a produção para a Tunísia.

O presidente da Câmara de Oleiros, José Marques, manifestou-se já contra essa possibilidade e pediu a intervenção da líder da maior economia europeia para travar a «ganância» da nova administração da Steiff, cita a Lusa.
O apelo a Merkel vai no sentido de que «chame a atenção para a administração da empresa», que dá emprego a 103 pessoas, quase na totalidade mulheres, e cujo encerramento seria «uma tragédia» para o concelho de Oleiros, dada a escassez de emprego, destacou.

A deslocalização da marca que há mais de um século criou o primeiro boneco de peluche do mundo é considerada pelo autarca «inadmissível» numa altura em que «a Alemanha diz estar pronta para ajudar [Portugal]: não se vê isso aqui».

José Marques classifica o cenário como «incompreensível» porque a unidade «dá lucro» e «as anteriores administrações têm dito», ao longo dos 20 anos de funcionamento da fábrica, que a qualidade dá vantagem a Portugal em relação a países com mão-de-obra mais barata.
A «prova dessa qualidade» é que ainda este ano foram fabricados em Oleiros 10 mil peluches encomendados para as comemorações do Jubileu de Diamante da Rainha Isabel II de Inglaterra, sublinhou.

Em Oleiros nascem mais de 100 mil bonecos por ano e, apesar da crise, as encomendas «continuam a crescer», sendo que muitos dos peluches «são peças de colecção, topo de gama».

Graças ao apoio do município, a marca alemã não paga renda pelos dois pavilhões da autarquia que ocupa na zona industrial de Oleiros, nem paga derrama, de que a câmara isentou todas as empresas do concelho.(ler aqui)

Sem comentários: