terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Transferência De Todo O Ensino Para As Câmaras ...


... Não sei se é bom ou mau ...

A transferência que o Governo se propõe fazer  de muitas das suas competências na área da Educação para as autarquias, incluindo no secundário. O modelo será testado no concelho de Cascais em 2013 e implica atribuir à câmara a gestão de todas as escolas do ensino obrigatório - até ao 12.º ano - mas também do pessoal docente e não docente. Se funcionar, o Governo poderá propor este modelo para todo o país. 

Saudamos o propósito de testar antes de aplicar, cuja omissão já causou muitas amarguras e prejuízos ao ensino em governos anteriores. No entanto, a aplicação do processo numa única escola, significa zero. 

Para ser possível tirar alguma ilação da experiência, esta, terá de ser aplicada em várias escolas que apresentem populações escolares com características diferentes. E não, não chega um ano. Claro, isto se estiverem interessados na seriedade da avaliação testando a sua eficácia . A amostragem das conclusões deverá incidir no mínimo num período de dois anos. Se o que querem é mudar à força, então não vale a pena fingir que fazem o que deviam fazer, mas, que afinal não vão fazem, nem estão interessados em fazer - avaliar a bondade ou não, da mudança.

Sem comentários: