terça-feira, 31 de julho de 2012

Só Mesmo Um Anjo De Lanterna Na Mão ...

Mario Draghi está a ser investigado pela União Europeia por alegado conflito de interesses. A ligação do presidente do Banco Central Europeu (BCE) a um grupo de pressão motivou uma queixa, que deu origem à investigação. (ler aqui)

Sinais dos Tempos: Só um anjo com uma lanterna na mão poderá hoje em dia encontrar alguém 'bem colocado' que não esteja sob suspeita.

Ex-céptico Confessa Que Estava Errado ...

Urso há espera de salvamento. 
“Há três anos identifiquei problemas em estudos climáticos que, na minha opinião, permitiam duvidar da própria existência do aquecimento global”, escreveu Muller no New York Times, a 28 de Julho. Contudo, “no ano passado, depois de uma investigação intensa que envolveu uma dezena de cientistas, concluí que o aquecimento global é real e que as estimativas anteriores do ritmo do aumento das temperaturas estavam correctas. Vou ainda mais longe: os humanos são quase totalmente responsáveis.” (continuar a ler)

Aos que continuam cépticos, olhem só com alguma atenção para o que está a acontecer à nossa Costa Marítima.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mais Uma Bizarria ? Falha Da Organização?

Uma mulher misteriosa invadiu a cerimónia de abertura dos Jogos de Londres durante a entrada dos atletas da Índia no estádio olímpico. A informação é do jornal The Times do país asiático, que diz ainda que a delegação espera um pedido de desculpas dos organizadores da competição.(ler aqui)

Sinais Dos Tempos ? !

Imagem da Euronews (aqui)
A Chama Olímpica continua a arder mas  ... quase não se vê.

As Perguntas De Juncker ...

"Porque é que na Alemanha se permite permanentemente que se faça política interna em torno do euro?
Por que trata a zona euro como uma filial?"

Jean Claude Juncker (aqui)

E porque permite a zona euro deixar-se tratar como uma filial? Têm medo de se unirem? Não têm uma liderança? Andam perdidos na escolha do caminho? Ou simplesmente estão comprometidos com falcatruas, gastos ao desbarato e tentativas de ludibriar as contas que deviam prestar à União?

Seja como for é a hora de pensar nos cidadãos desta Europa que esperam a manutenção da paz e uma vida digna e socialmente equilibrada.

domingo, 29 de julho de 2012

'Que Se Lixem As Eleições De Merkel, Salve-se A Europa !

Uma sondagem realizada pela Emnid para o semanário alemão Bild am Sonntag mostrou que 51 por cento dos alemães acredita que a maior economia da Europa teria a ganhar em estar fora da zona euro, contra 29 por cento que consideram o cenário pior para a Alemanha. (ler aqui)

É pegar ou largar!
Estamos fartos destes jogos dos alemães.
Quem não está bem muda-se, sem esquecer que a solidariedade de hoje pode ser necessária amanhã em sentido contrário.
É tempo de decidir e mostrar que a Europa ainda tem réstias de estadistas inteligentes e capazes de não olhar só para si próprios.
Incorrecto, mas a propósito, dá vontade de dizer:  'que se lixem as eleições de Merkel, salve-se a Europa'.

sábado, 28 de julho de 2012

A Cura De Doentes De Sida ?

Esta madrugada durante a Conferência Internacional Sida 2012, um grupo de médicos anunciou a cura de dois homens infectados com o vírus da sida, depois de terem sido submetidos a um transplante de medula óssea para tratar um cancro. Porém, ainda não há certezas de que a cura seja definitiva. É possível que se venha a confirmar a cura de doentes de Sida por via do transplante de medula óssea.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Abertura Dos Jogos Olímpicos De Londres

Imagem da BBC Brasil (Reuter)
Sinais dos tempos - A velha Europa, contrastando com o novo-riquismo  e a sincronicidade mecânica da abertura dos Jogos na China.

A Partilha Nos Tempos Que Correm ...

Cada um “partilha” aquilo que normalmente gasta: alegria, se a vida lhe sorri; mau ambiente, se os seus fígados se neguem a deixarem de ser maus trastes; felicidade, se a esperança alimenta as suas utopias; esperança, se as pessoas e os sinais dos tempos são inflados por bons ventos, etc. Partilhar é uma arte que, dum modo geral, todos têm, mas que - dum modo geral, também - muita gente esbanja sem proveito. (...)



Falando dos tempos que correm, parece-me ver, no lilás da distância, um fantasma que está a dar aos dias da nossa história o ar macabro da falta de esperança convertida em falta de tudo o que de melhor podemos ter. “Na casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”. É isto, hoje, Portugal, Espanha, Grécia e muitos outros canteiros do jardim europeu só vêem o brilhar das estrelas quando se aproxima uma final dum campeonato europeu. E, no meio deste desconchavo, com a aparência de profetas da esperança, há os falaciosos da esperança impossível que traduzem o seu azedume em atitudes políticas muito fundamentadas em evoluções pessoais psicoafectivas, ou seja, em pessoas muito carenciadas, frustradas e frustrantes. Na política, o alfobre destas aves de mau agoiro é vastíssimo.


Portanto, “partilhar só enriquece” quando partilhamos o que enriquece e não o que acarreta mais pobreza, material e moral. Faço votos para que os cidadãos entre si e todos os políticos mais da berra “berrem” menos e tirem mais da boca aquilo de que tantos “estômagos” estão carecidos e famélicos. Portugal, a Europa e o Homem nasceram para darem “novos mundos ao mundo” e não para serem aves de mau agouro a anunciarem uma nova incarnação muito cinzenta.


Pe. Álvaro Teixeira 

Se Espanha For Resgatada Portugal Paga ? ...


... O J. SOL diz : SIM, Portugal paga resgate da Espanha


 De acordo com as novas normas da UE, se a Espanha pedir um resgate de 400 mil milhões de euros, Portugal contribuirá com 10mil milhões (2,5%).

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Antero De Quental: As Raízes E As Afinidades Setubalenses

O poeta e pensador açoriano Antero de Quental (1842-1891), incontornável personalidade do escol intelectual português, tem, como tentaremos recordar em seguida, uma íntima relação com Setúbal, por razões não apenas familiares como, também, intelectuais.



Artigos publicados neste mesmo jornal concluíram por origens familiares em Setúbal. No dia 1 de Outubro de 1931, O Setubalense fez publicar um extenso artigo assinado pelo jornalista, antigo Director e Redactor deste jornal, Óscar Paxeco (1904-1970), sob o título “Uma figura da nossa terra – A mãe de Antero de Quental era setubalense”. Se quer conhecer mais profundamente as raízes e as afinidades de Antero  com Setúbal : (continuar a ler aqui)

Foram Os Fogos, Agora É Granizo ...


Uma tempestade de granizo caiu quarta-feira nos concelhos de Sabrosa e São João da Pesqueira.

Durou apenas 15 minutos, mas foi tempo suficiente para arruinar pomares, hortas, mas sobretudo, e é esse o pior dano, a vinha.

Uma violenta trovoada, seguida da queda granizo e acompanhada de vento forte, deixou um rasto de destruição.

Andamos às arrecuas, para trás, para trás, já nem os Deuses nos ajudam.

Os Deuses devem estar loucos ou muito zangados com os homens.

O Caminho De Pedra ...

A Agência de Notação Moody's colocou sob Perspectiva Negativa 17 Bancos Alemães.
Espanha : os juros da dívida espanhola a dez anos atingiram esta quarta-feira os 7,7 por cento, reflectindo a desconfiança dos investidores

Estamos a meio de um caminho.
Ressalta aos olhos o perigo e o desafio.
Cada vez mais pedras tolhem os nossos passos.
Imagem: Misha Gordin
Pisar ? Contornar? - Eis a questão.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Entre Regras E Excepções Leia Aqui A Mais Recente Excepção Política

Não há sector ou grupo que não reivindique a excepção, se for a seu favor. Caso contrário, é injustificada!(...) A excepção não se confunde, porém, com o que se convencionou chamar "discriminação positiva" que tem em vista proteger a ideia de equidade. É que a excepção casuística e desproporcional é enviesadora e não igualizadora. 

A excepção, mesmo que fundamentada, incita ao incumprimento dos que a não têm. É um factor erosivo da exemplaridade ou da universalidade enquanto sustentáculos de severas medidas, que o povo traduz dizendo "ou há moralidade ou comem todos".

Uma nota final sobre uma recente excepção (política): o PS - gerador e co-autor da "regra" "troikista" - anuncia que passou para o outro lado, o da excepção. Eis o esplendor da macro excepção!

Bagão Félix, J.Negócios 

Por Enquanto Normal Mas Se Continuar Pode Ser Preocupante ...


... Degelo Recorde Na Superfície Da Gronelândia
A imagem abaixo mostra a extensão da superfície derretida da camada de gelo da Gronelândia em 8 de Julho (à esquerda) e 12 de Julho (direita). As medições de três satélites mostraram que em 8 de Julho, cerca de 40 por cento da camada de gelo tinham sido submetidos a descongelamento na ou perto da superfície. Em poucos dias, o derretimento foi dramaticamente acelerada em 97 por cento, (valor estimado da superfície da camada de gelo que tinha derretido por 12 de Julho). Na imagem, as áreas classificadas como "melt provável" (rosa claro) correspondem aos locais onde, foi detectado, pelo menos, uma fusão de superfície. As áreas classificadas como "derretimento" (rosa escuro) correspondem aos locais onde dois ou três satélites detectados derretimento da superfície.
Foto: Nasa/Divulgação
"Os núcleos de gelo do show de Summit para os eventos de fusão deste tipo ocorrem, em média, uma vez a cada 150 anos. O actual evento acontece no momento certo", diz Lora Koenig, um glaciologista Goddard e um membro da pesquisa equipe de análise dos dados de satélite. "Mas se continuarmos a observar eventos de fusão como este nos próximos anos, será preocupante."

terça-feira, 24 de julho de 2012

E Esta Hein ?!

  • A agência de notação financeira Moody's baixou hoje as perspetivas do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), colocando-as em "negativo", informou hoje a instituição

    Fonte:Lusa


    ... Era Mesmo Só O Que Faltava ! 

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Uma Notícia E Um Aviso ...


Notícia: Cavaco Silva deixou passar o prazo para enviar para o Tribunal Constitucional (TC) o novo pacote de medidas que altera a lei das rendas e da reabilitação urbana sem que, até ontem, tivesse tomado qualquer iniciativa nesse sentido, confirmou ao Negócios fonte oficial da presidência.(J.Negócios) 

Aviso: A Moody¿s colocou os três países europeus com rating máximo (AAA) com outlook negativo: Alemanha, Holanda e Luxemburgo podem ver a sua notação financeira cortada. A agência mantém estável o outlook da Finlândia.

Na explicação, a Moody¿s diz que vê a saída da Grécia da moeda única como mais provável e considera que os custos associados a tentar manter o país no euro são riscos acrescidos para as economias mais fortes da Europa.

Ainda que as economias dos tres países continuem fortes e saudáveis, as possíveis ações futuras, em termos de política, podem comprometer esta estabilidade, avisa.

Grandes Veleiros Lisboa 2012

Vera Cruz (cópia das caravelas antigas)
Caravela portuguesa Sta. Maria Manuela

domingo, 22 de julho de 2012

Esta É A Frase

Eu estava na oposição quando foi subscrito [o programa de assistência], mas apoiei-o por patriotismo, daí que não seja um problema estar ou deixar de estar com a senhora Merkel.


Os mandatos políticos são a coisa mais provisória que existe mas a palavra dos estados não é.


Paulo Portas,DN   

A Recordação E O Lamento ( Hermano Saraiva 1919-2012)


Hermano Saraiva (1919-2012)

Homem de convicções, culto e um comunicador televisivo durante décadas (...), flexibilizou a verdade histórica em comunicação oral exímia. Mas, como todos nós, não era eterno. O que mais dói é que a televisão portuguesa, pública ou privada, não tem e não quis ter quem o substituísse na divulgação da história do país. A recordação e o lamento de Eduardo Cintra Torres.

Foi numa tarde de Primavera no Jardim da Beira Mar, em Setúbal, que o saudoso Dr. Maurício me apresentou o professor e conversamos um pouco. Admirada fiquei por não me ter esquecido. Sempre que o encontrava, o que acontecia com alguma frequência, cumprimentava-me com grande afabilidade, como era seu apanágio. Só podia ter uma memória fantástica para não esquecer uma pessoa com quem havia trocado breves palavras. No Jardim da Beira Mar não encontrarei mais o professor Hermano Saraiva nem o Dr.Maurício, na televisão não escutaremos mais as histórias da história que mais ou menos ficcionadas tanto nos empolgaram. A vida é assim mesmo.

sábado, 21 de julho de 2012

Notícias Soltas De Setúbal


  • Porto de Setúbal é o primeiro português com estatuto de ECOPORT
  • Consumo de cavala valorizado em tempo de crise
  • Ligação a Luanda realizada quinzenalmente
  • Logotipo humano cria imagem de roaz
  • Contos de Christian Andersen inspiram exposição 
  • A Música

    Não há nenhum povo sem música. Nada de tão material como a música: a voz, instrumentos de sopro, de percussão e de cordas e disso tudo resulta o que nos enleva, nos transporta para a transcendência, nos coloca lá no donde viemos e lá para onde verdadeiramente queremos ir e habitar. Feita de tempo, a música pára o tempo, transcende o tempo e tange o eterno. Ali, onde quereríamos estar sempre, e já não há morte.


    ( Anselmo Borges,DN)

    Até pela negativa, através do dilacerante, o que ela procura é a harmonia.
    É da harmonia que surge a beleza. E tão necessitados estamos de harmonia neste mundo que está feio e "oscila entre o acaso e o bem" .

    Fogos : Perigo Em São Brás De Alportel


    O fogo  está às às portas de São Brás de Alportel». Não é possível ainda quantificar o número de casas que estão em perigo, mas são dezenas. A mudança de direcção do vento agravou a situação.

    sexta-feira, 20 de julho de 2012

    Na Alemanha Os Sinos Começam A Tocar A Rebate ...


    Dados publicados hoje no relatório mensal do Ministério das Finanças alemão, constataram um abrandamento da maior economia europeia na última primavera.
    Os mesmos números apontam para uma queda maior do Produto Interno Bruto (PIB) germânico entre Abril e Junho do que no trimestre anterior, afirma o ministério no seu relatório mensal.

    E? ...  - Começa a doer, pouco por enquanto, mas os sinos já tocam a rebate :

    O economista Peter Bofinger, membro dos ‘Cinco Sábios’ que aconselham o Governo alemão, defendeu hoje que os países em crise da zona euro suspendam medidas de austeridade até saírem da recessão, em entrevista ao matutino Die Welt.

    Na opinião do professor de economia da Universidade de Würzburg, a fraca conjuntura na zona euro, que «está longe de ter atingido o auge, tornar-se-á mais visível na Alemanha» e, por isso, é necessário atenuar as políticas de cortes sociais nos estados mais vulneráveis da moeda única.
    «Os países em crise devem suspender as medidas de poupança até as suas economias saírem da recessão», afirmou Bofinger, lembrando que o novo endividamento na zona euro continua a ser «muito menor» do que o dos Estados Unidos da América, Reino Unido ou Japão.

    Quer Saber Como A Necessidade Pode Aguçar O Engenho?

    É só um exemplo entre muitos possíveis : O dinamismo frugal , ou a oportunidade de satisfazer uma procura anteriormente negligenciada na "base da pirâmide".

    Por vezes é importante concentrarmo-nos mais no detalhe e menos no todo.

    E como dizia o Padre António Vieira: "No homem o poder é pouco e limitado, e o querer, sempre insaciável e sem limite." 

    segunda-feira, 16 de julho de 2012

    O Crescimento Desigual Do Núcleo Da Terra Pode Explicar A Inversão Do Campo Magnético ...


    O crescimento desigual do núcleo da Terra podia explicar a razão do campo magnético inverter a sua direção a cada (poucos) milhares de anos. Se acontecesse neste momento, estaríamos expostos a ventos solares capazes de fazer claudicar as comunicações e redes de energia globais.
    Quando uma parte do núcleo interno sólido da Terra cresce ligeiramente, a outra metade derrete. Peter Olson e Renaud Deguen da Universidade Johns Hopkins em Baltimore, Maryland, usaram um modelo numérico que estabelece que o eixo do campo magnético da Terra encontra-se na fase de crescimento  - esta descoberta sugere que mudanças no campo magnético estão ligadas ao crescimento do núcleo interno.
    Há sinais de que o interruptor pode estar preste a ser ligado: os movimentos rápidos do eixo do campo para o leste nos últimos cem anos pode ser um precursor da inversão de lugares entre o Pólo Norte e o Pólo Sul, imaginam os cientistas, e afirmam: "O que descobrimos e que é interessante no nosso modelo é uma correlação entre estes transientes  [mudanças] e [a inversão do campo magnético da Terra]", diz Olson. "Na investigação há essa conexão, no entanto, o caos no núcleo pode impedir de fazer previsões precisas por muito tempo." (Nature Geoscience) 
    Especulações e Ciência parecem encaminharem-se para um ponto comum : uma inversão de direcção do campo magnético da Terra, pode ocorrer,

    domingo, 15 de julho de 2012

    Por Enquanto É Só Uma Dentadinha No 'Chocolate' ...

    ... É que nesta Roda da Crise, ninguém escapa. Está tudo ligado !

    O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, advertiu neste domingo que a economia de seu país, a segunda maior do mundo, pode enfrentar tempos difíceis, indicaram meios de comunicação oficiais.

    No segundo trimestre, a China registrou o nível de crescimento mais baixo em três anos, de 7,6% inter-anual, devido à crise na Europa, mas também pelas dificuldades no sector imobiliário e noutros sectores da economia. Dos 10,4% em 2010, o crescimento passou a 9,2% no ano passado e depois a 7,8% durante a primeira metade do actual ano, segundo números publicados na sexta-feira. O índice de crescimento no segundo trimestre é o mais baixo registrado desde os 6,6% do primeiro trimestre de 2009. ( Fonte:Terra)

    Não há dinheiro - não há compras.
    Não há compras - não há comércio.
    Não há comércio - não há produção.
    Não há produção - há despedimentos.
    Há despedimentos - há empobrecimento.
    E roda, roda, e torna a rodar.
    Até que ...  -  ninguém sabe !

    Gregos: A Renegociação Ou A Saída

    A maioria dos cidadãos gregos defende que o Governo devia negociar com Bruxelas as condições impostas para a ajuda financeira, mesmo que isso possa significar a saída do euro, segundo uma sondagem publicada hoje no semanário grego To Vima.

    Sol


    É cada vez mais certa a saída da Grécia.
    O que se seguirá? - Ninguém pode prever...

    sábado, 14 de julho de 2012

    O Tropeção ...

    O mestre e o seu discípulo estavam a fazer uma excursão. O discípulo perguntou de repente:
          - Como encontrar a harmonia que põe fim à ignorância e ao pesar [ à descredibilidade, e à desconfiança] ?
          O mestre não respondeu, e continuaram a andar.
          - Como encontrar essa harmonia que nos liberta da ignorância e do pesar ?
          Mas o mestre voltou a guardar silêncio.  Mais tarde, o discípulo escorregou e caiu. Então, o mestre disse:
           - Se não és capaz de ter os teus  pés em harmonia, como podes aspirar a encontrar a harmonia  que   põe fim à ignorância e ao pesar?

    «Às vezes olhamos tão longe que não vemos nem assimilamos o que está próximo. A harmonia ganha-se a cada momento e deve ser levada ao pequeno e ao grande, ao corpo e à mente, às palavras e aos actos.»

    sexta-feira, 13 de julho de 2012

    Meditação Altera A Estrutura Do Cérebro


    Dois meses de prática de meditação são suficientes para gerar mudanças mensuráveis nas regiões do cérebro associadas à memória, ao sentido de si mesmo, à empatia e ao stress.

    Num estudo que será publicado na revista Psychiatry Research, uma equipa liderada por cientistas do Hospital Geral de Massachusetts (MGH) relata os resultados deste que é o primeiro estudo a documentar alterações na massa cinzenta do cérebro produzidas pela meditação.


    Os praticantes de meditação sempre afirmaram que, além da sensação de relaxamento e tranquilidade  física, experimentam benefícios cognitivos e psicológicos de longa duração.
    Os cientistas agora confirmaram essas alegações e demonstraram que elas estão associadas a alterações no cérebro que são físicas reais.


    O estudo usou imagens de ressonância magnética do cérebro dos participantes.
    Os participantes relataram também a redução do nível de stress, que foram correlacionados com a diminuição da densidade da massa cinzenta na amígdala, que é conhecida por desempenhar um papel importante na ansiedade e no stress, mas também na sociedade.


    Por muito tempo os cientistas acreditaram ter "evidências" de que o cérebro era uma estrutura fixa, com um número de neurónios que decresciam ao longo da vida.
    Hoje já é reconhecido não só o cérebro é dotado de uma incrível plasticidade, mas também que mudanças  podem ser induzidas voluntariamente.
    "É fascinante ver a plasticidade do cérebro e que, praticando a meditação, podemos desempenhar um papel activo para mudar o nosso cérebro e aumentar o nosso bem-estar e a nossa qualidade de vida," diz Britta Hölzel, da Universidade de Giessen, na Alemanha, co-autora do estudo.


    Não Augura Nada De Bom ...

    Nem para o Governo nem para o Portugal de futuro. Antes que seja demasiado tarde é tempo de o primeiro-ministro se afastar da imagem que lhe estão a colar: a de que dispõe de autonomia política manejada por terceiros, quer no Governo quer no partido. (Fernando Santos,JN
    Nuvens no caminho   

    quinta-feira, 12 de julho de 2012

    Toda A Gente Sabe ...

    Porque nós não sabemos, pois não? Toda a gente sabe
    O que faz as coisas acontecerem da maneira que acontecem? 
    O que está subjacente à anarquia da sequência dos acontecimentos, às incertezas, às contrariedades, à desunião, às irregularidades chocantes que definem os assuntos humanos? 


    Ninguém sabe (...) . «Toda a gente sabe» é a invocação do lugar-comum e o inimigo da banalização da experiência, e o que se torna tão insuportável é a solenidade e a noção da autoridade que as pessoas sentem quando exprimem o lugar-comum. 


    O que nós sabemos é que, de um modo que não tem nada de lugar-comum, ninguém sabe coisa nenhuma. Não podemos saber nada. Mesmo as coisas que sabemos, não as sabemos. Intenção? Motivo? Consequência? Significado? 


    É espantosa a quantidade de coisas que não sabemos. E mais espantoso ainda é o que passa por saber.

    Philip Roth

    Esta É A Frase

    A crise que vivemos em Portugal é, para lá das suas características bem conhecidas e do seu evidente carácter global e sistémico, uma aguda crise das elites, tanto no plano moral como intelectual. E de todas as elites, sejam elas políticas ou jornalísticas, financeiras ou universitárias.

    Manuel Maria Carrilho, DN

    quarta-feira, 11 de julho de 2012

    Afinal Qual É O Estado Da Nação ?

    Conversa fiada, ouvimos o mesmo de todos os dias, repetido até à exaustão. A oposição não saiu da mesma tecla, muito conveniente ao Governo, falou, falou, e não disse nada de novo.
    Se não assistiu não perdeu nada.

    Agora vamos ao que interessa: estão não é que a palavra poupar tantas e tantas vezes repetida deu nisto:

    A poupança das famílias atingiu os 117% do PIB em Junho passado, que é o valor mais elevado pelo menos desde 2000, data em que se iniciou a série do indicador de poupança da APFIPP/Universidade Católica, via AF.

    Conclusão: o medo é tanto que aqueles que ainda têm dinheiro, o guardam bem guardado. O dinheiro não circula, as lojas fecham, as fábricas ou exportam ou fecham, e por aí fora.

    Notícias Soltas De Setúbal

    Exposição"Santiago e a Peregrinação a Compostela".

    Fiar XII anima centro histórico de Palmela.

    Livro "As mulheres da Fonte Nova" vai ser apresentado amanhã.

    Deputados social-democratas do distrito prestam contas.

    Natação sadina em destaque: Tiago Venâncio Nos Jogos Olímpicos de Londres.

    Quer Saber Quem Convidou O BIC Para Negociar A Compra Do BPN ?

    Quer mesmo saber? Leia aqui.


    O fingidor, finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que os outros sentem.
    (alterações, o Poeta que me perdoe)

    terça-feira, 10 de julho de 2012

    No Comments ...


    Igualdade? Ora Toma !

    ... Agora pagam todos.

    O Ministério das Finanças deu instruções para que o Orçamento do Estado para 2013 (OE/13) seja preparado pelos serviços tendo em conta a suspensão do pagamento dos subsídios de férias e de Natal aos funcionários públicos. Apesar da decisão do Tribunal Constitucional (TC), o Governo tem de respeitar "os tectos de despesa aprovados na Assembleia da República", justifica fonte oficial do ministério liderado por Vítor Gaspar.(aqui)-

    É. Pago eu, pagas tu, e... pagamos todos - não tenham dúvidas.
    Ainda se conseguíssemos voltar aos mercados - não era mau de todo.
    Ainda se conseguíssemos baixar o desemprego - não era mau de todo.
    Ainda se conseguíssemos .... pois, os Ses, são mais que muitos, e os bolsas estão cada vez mais vazios.
    Aguardamos por Setembro, não há volta a dar. Esperamos que o anúncio do pedido à troika para que, durante o quinto exame do programa de ajustamento português, melhore e favoreça "o sucesso do processo", se concretize.

    segunda-feira, 9 de julho de 2012

    De Lá Elogios,Cá Vasculha-se ...

    Pelo segundo mês consecutivo, indicadores avançados da OCDE foram significativamente revistos e até mudaram de sinal. Voltam agora a sinalizar a probabilidade de a recessão sair de Portugal no fim do ano. Há um mês, o cenário era bem mais sombrio.(JNegócios)

    Valha-nos Mario Draghi!
    O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou esta segunda-feira, em Bruxelas, que a implementação do programa de ajustamento em Portugal continua a ser "boa" e assinalou "progressos importantes" em diversas áreas.(CM)

    Por cá a maior preocupação parece ser quem emprestou a quem as instalações Franjinhas para a sede de campanha de Passos Coelho, ou a inquisição dos fundamentos da licenciatura de Miguel Relvas. Não é por nada, mas, se é com estes assuntos que os Jornais se gostam de entreter, muito útil seria que as investigações precedessem a eleição dos governantes. Vasculhavam à vontade, e talvez fosse a altura exacta para podermos formular algum juízo sobre as personalidades políticas do nosso país. Já agora, podiam entregar as investigações a quem de direito que pudesse julgar e condenar, se fosse caso disso, os prevaricadores. Levantar questões para o ar servirá a quem? Ao País não é com certeza.

    Esta É A Frase

    «Falta de seletividade e equidade na aplicação das medidas de austeridade" em Portugal.»

    António Barreto, DN

    domingo, 8 de julho de 2012

    Livros ...

    "Há os livros que antes de lidos já estão lidos. Há os que se lêem todos e ficam logo lidos todos. E há os que nos regateiam a leitura e que pedimos humildemente que se deixem ler todos e não deixam e vão largando uma parte de si pelas gerações e jamais se deixam ler de uma vez para sempre."


    Vergílio Ferreira 

    Sempre e desde cedo que leio bastante. É politicamente incorrecto, mas ler todos os livros que existiam lá em casa, mais os que trocava com os amigos e os da biblioteca lá do bairro enquanto fingia que estudava, contribuiu para que a partir do segundo ciclo as minhas notas passassem a ser decepcionantes. Os professores não percebiam a razão, os pais também não. Tinha horas marcadas no escritório, porque chegaram à conclusão que não devia continuar a estudar no quarto, pois me distraia. A secretária tinha uma gaveta estreita logo por baixo do tampo, era óptima para colocar o que gostava de ler, enquanto os livros de estudo descansavam abertos em cima da secretária. Se, alguém por lá aparecia. era só encostar-me à secretária e a tal gaveta fechava. Livros que me desassossegaram por motivos muito diferente foram o 'Diário de anne frank' (porque os meus dez anos, idade em que o li colocaram-me na 'pele' daquela outra menina). Por motivo diferente foi a frustração de só conseguir ler escassas páginas dos Tomos de Alexandre Herculano, a leitura era difícil para a idade, mas quando não conseguia nada novo voltava à leitura, sempre com igual resultado. Passaram anos até voltar aos romances e crónicas históricas portuguesas.
    A maior alegria foi quando me foi concedida permissão para aceder à completíssima biblioteca dos meus padrinhos, por volta dos meus 12 ou 13 anos. De tal modo, que não saia de lá, julgaram que estava doente, o meu comportamento passou subitamente de irreverente e irrequieta para uma passividade que eles desconheciam.
    Hoje em dia, continuo a ler muito, mas sou muito mais selectiva. É importante para mim que o que leio me traga conhecimento, seja factual, experimental ou mesmo de sentimento. A escrita tem de me transportar para o interior da cena , no caso do romance. Na ficção os dados e a imaginação do autor tem de ser coerentes com hipóteses não demonstradas mas com fundamentos possíveis, caso contrário deixa de me interessar. Quanto à poesia deve despertar a emoção e o nosso sentir  ou transmitir as sensações por outros vividas e que nos possam trazer uma nova luz.
    E, sim. há livros aos quais voltamos sempre. E, sim, por mais livros que se leiam. não faz de nós bons escritores. A escrita é um dom a que só alguns têm acesso.

    Esta É A Frase ...

    Puseram-nos a caminhar alegremente para a ruína, aí a partir do início da década de 80, na altura em que armados em bons alunos desistimos da agricultura e da pesca. Os oráculos da economia nem por um minuto suspeitaram no que isso ia dar. Está à vista - Um País sem nada.

    Manuel Catarino,CM 

    sábado, 7 de julho de 2012

    A Partilha Na Presidência Do Eurogrupo

    A Alemanha e a França vão partilhar, em sistema rotativo, a presidência do eurogrupo, que será assumida pelo ministro das finanças alemão, Wolfgang Schäuble, sucedendo a Jean-Claude Juncker, noticiou hoje o magazine Der Spiegel.

    O futuro presidente do eurogrupo deverá assim ser equiparado ao presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, e à diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) Christine Lagarde, passando a ter lugar nas reuniões do G-8 e do G-20, por exemplo.(ler aqui)

    Nota: Esta notícia acaba de ser desmentida

    A Pouco E Pouco Tudo Vai Colapsando. Até O Açúcar?

    O risco de colapso da indústria refinadora de açúcar da Europa, por falta de matéria-prima, levou a que 62 eurodeputados de 11 países escrevessem à Comissão Europeia pedindo alteração de normas, estando em Portugal 600 postos de trabalho em causa.

    Em relação à disponibilidade de matéria-primas os indicadores existentes são «de um agravamento porque os países ACP que seriam supostamente os fornecedores das refinarias não estão a produzir em quantidade suficiente».(continuar a ler aqui)

    sexta-feira, 6 de julho de 2012

    FMI Quis Dar Mais Tempo

    Fundo propôs um programa de 100 mil milhões a cinco anos. Bruxelas recusou.


    Esta possibilidade foi discutida pela troika entre Abril e Maio do ano passado, quando os credores desenhavam o programa de ajuda a Portugal.
    Nas negociações, CE, FMI e BCE estudaram três hipóteses: a actual, que disponibilizou 78 milhões de euros a três anos, uma versão mais curta com um pacote de 60 milhões de euros a dois anos, e por fim uma proposta de 100 mil milhões de euros a cinco anos. Segundo o Jornal SOL, contrariamente ao que tem sido veiculado nos últimos dias, os partidos que assinaram o programa de assistência (PS,PSD e CDS) não tiveram influência na decisão final. O resultado sobre o dinheiro e o tempo a conceder resultou sobretudo das divergências entre o FMI e a CE.O FMI defendia mais tempo e menos dinheiro por ano, apoiando um envelope de 100 milhões. Bruxelas era pela opção de um programa com verbas anuais mais elevadas. A CE sustentou que, com os mercados fechados, a grande prioridade era o financiamento. (Fonte: SOL)

    Afinal o que ainda não perceberam? Não há dinheiro, estamos a governarmo-nos com dinheiro emprestado, sob condição - enquanto seguirmos as 'instruções' dos credores. É assim, ou fecham a torneira. Custa, e muito. Só há um caminho, é vermo-nos livres dos credores e adaptarmo-nos às novas circunstâncias de vida. E que bom seria que aparecesse por aí um mago ou um super-crânio que mudasse este paradigma de um dia para o outro. Todos sabemos o que não queremos para cada um de nós, outra coisa é governar com equidade o país que é de todos.

    Espanha e por aí fora: O governo espanhol está a preparar-se para retirar os subsídios de Natal aos funcionários públicos (aqui)

    Ingenuidade Ignorante E Ingenuidade Sábia



    Há duas espécies de ingenuidade: uma que ainda não percebeu todos os problemas e ainda não bateu a todas as portas do conhecimento; e outra, de uma espécie mais elevada, que resulta da filosofia que, tendo olhado dentro de todos os problemas e procurado orientação em todas as esferas do conhecimento, chegou à conclusão de que não podemos explicar nada, mas temos de seguir as convicções cujo valor inerente nos fala de maneira irresístivel.

    Albert Schweitzer

    quinta-feira, 5 de julho de 2012

    Cortes Inconstitucionais: Ponham " As Barbas De Molho"

    Os cortes no subsídio de férias e de Natal dos funcionários públicos e dos pensionistas são inconstitucionais, declarou o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a decisão não inviabiliza os cortes deste ano, pois tal poderia "colocar em risco o cumprimento da meta do défice público".

    O argumento apresentado é o da igualdade. No acórdão, o Tribunal Constitucional refere que a medida prevista até 2014 "se traduziria na imposição de um sacrifício adicional que não tinha equivalente para a generalidade dos outros cidadãos que auferem rendimentos provenientes de outras fontes". ( ler aqui o acórdão do TC ) e (aqui)


    E agora? É melhor porem as "barbas de molho"para os acertos que irão chegar. O lema é 'Igualdade'. Estão a ver ? Se é para distribuir o 'mal pelas aldeias', então que o corte seja só um para todos e não dois para alguns.

    Relvas

    Quando a poluição atinge Relvas, o vigor finda e o crédito  fica comprometido.

    Aparecem clareiras que propiciam o aparecimento de ervas daninhas que podem ser contaminantes.
    O solo, degrada-se, e nem para a plantação de uma laranjeira servirá.
    Laranjas tocadas apodrecem com facilidade e vão caindo uma a uma.
    Remédio Santo: cortar o mal pela raiz, fazer nova plantação, sem esquecer a verificação da origem e o percurso genético. Sem boas práticas e desinfestações quando necessárias nenhuma cultura se salvará.

    Opiniões ...

    Quase tudo na mesma como a lesma?
    O verdadeiro vencedor da cimeira europeia foi Angela Merkel e não Mario Monti. Isto porque a chanceler alemã conseguiu conservar as responsabilidades da Alemanha intactas. Leia aqui a explicação de Wolfgang Munchau.

    quarta-feira, 4 de julho de 2012

    Sol Sorri Entre Nuvens Negras ...

    Booberg cita documento da CE que será divulgado em breve, que afirma :


    O  programa de ajustamento português está a ser  "amplamente" cumprido.   
    A meta do défice para 2012 (4,5) é atingível.
    As projecções de financiamento de Portugal "permanecem válidas". (Ou seja, Bruxelas considera que será possível Portugal regressar aos mercados na segunda metade do próximo ano, tal como está previsto no memorando com a troika.)
    Risco de implementação cresceu mas as projecções de financiamento " mantém-se válidas".
    ?

    Comunicado do CERN Sobre A Observação De Uma Nova Partícula




    Num seminário conjunto do CERN e da conferência “ICHEP 2012” [1], em Melbourne, os colaboradores da experiência Compact Muon Solenoid (CMS) do Large Hadron Collider (LHC) apresentaram hoje os seus resultados mais recentes e preliminares, acerca da pesquisa do bosão de Higgs do modelo padrão utilizando os dados adquiridos até Junho de 2012. (ler aqui)

    Uma Novela De Intriga E Mistério? ...


    ... Ou será antes um circo?

    Fosse - como, visto de fora, parece ser - um programa de entretenimento, o circo em que se tornou a eleição da administração da Metro do Porto seria uma novela de intriga e mistério sem qualidade, com um argumentista sem qualidade (aparentemente tão surpreendido com a sucessão de acontecimentos quanto os próprios espectadores) e com actores sem qualidade. E deveria ser exibido com bolinha no canto superior direito e aviso de que pode impressionar pessoas sensíveis e confiantes nos seus eleitos

    Manuel António Pina,JN  

    Reino Das Quimeras ...

    Se é sempre Outono o rir das Primaveras,
    Castelos, um a um, deixa-os cair...
    Que a vida é um constante derruir
    De palácios do Reino das Quimeras!

    E deixa sobre as ruínas crescer heras,
    Deixa-as beijar as pedras e florir!
    Que a vida é um contínuo destruir
    De palácios do Reino das Quimeras!

    Deixa tombar meus rútilos castelos!
    Tenho ainda mais sonhos para erguê-los
    Mais alto do que as águias pelo ar!

    Sonhos que tombam! Derrocada louca!
    (...)

    Florbela Espanca

    terça-feira, 3 de julho de 2012

    Radicalismo Permanece No Séc. XXI

    Desde sábado que o grupo islamita armado Ansar Dine, está a destruir património com mais de quinhentos anos em Timbuktu, classificados como património mundial da humanidade pela Unesco, desde 2004.

    De acordo com um porta-voz da facção islâmica citado pelo jornal "The Independent", eles não reconhecem a autoridade nem das Nações Unidas nem do Tribunal Internacional, e continuam a destruição.
    O único tribunal que reconhecem, dizem eles é o tribunal divino de Shariah (...) "A destruição é uma ordem divina (...) Temos que fazer isto para que as gerações futuras não fiquem confusas e comecem a adorar os santos como se fossem Deus".Fonte: Expresso )

    As populações da região estão revoltadas com a situação. E, não é para estar? Todo mundo civilizado reconhece a importância da história e respeita a cultura dos povos. No entanto, as acções de destruição continuam sob a passividade desse mundo dito civilizado e respeitador do património de outras formas de estar e de viver.  Segundo um habitante de Timbuktu, referido pelo jornal inglês, "eles continuam a destruir os túmulos de todos os santos de Timbuktu, e a nossa cidade tem 333 santos"
    Todo o radicalismo é destrutivo, seja na religião, política, doutrinal, educação ou mascarada de outra forma qualquer. 

    Enquanto o homem não puder ser livre nas suas escolhas, respeitando a comunidade em que vive,( que hoje já não é regional mas sim mundial) não atingirá a dignidade que o seu estatuto de criatura inteligente lhe permitiria.