sábado, 26 de janeiro de 2013

Quer Saber Por Que Os Homens Usavam Salto Alto No Passado? Ora Leia ...


A investigadora Elizabeth Semmelhack, do Bata Shoe Musem em Toronto, no Canadá, explica que o salto era um item obrigatório para os cavaleiros persas, uma vez que conferia aos soldados maior domínio sobre seus cavalos.
Na Pérsia Antiga, um bom manejo dos animais era vital para as conquistas regionais.
"Quando o cavaleiro pisava nos estribos, o salto o ajudava a manter a estabilidade para que ele pudesse segurar o arco e disparar as flechas com maior eficiência."
Entretanto, a chegada de um dos maiores objectos de consumo actuais ao Velho Mundo deveu-se em grande parte ao imperador persa Shah Abbas 1 que, no final do século 16, possuía a maior cavalaria do mundo.
Com o obcjetivo de derrotar seu maior inimigo, o Império Turco Otomano, Abbas viu-se obrigado a estabelecer conexões com os grandes líderes europeus da época.
Para lá, foi enviada, em 1599, a primeira missão diplomática da Pérsia para a Europa, que incluía passagens pelas cortes da Rússia, Noruega, Alemanha e Espanha.
Com os persas, os europeus descobriram um novo universo, entre eles o da moda.

Quer saber mais? Pode ler aqui,

1 comentário:

Josmael Bardour disse...

O salto alto evitava que se o cavaleiro caísse ficasse com o pé preso pelo tornozelo no estribo e fosse arrastado. Outros modelos de estribos tinham o mesmo efeito.