quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Às Arrecuas ...



No conjunto do ano de 2012, o PIB contraiu-se 3,2 %, a maior recessão económica em 30 décadas, uma queda mais acentuada do que os 3,0 % estimados pelo Governo e pela 'troika' de credores internacionais e versus a contracção de 1,6 % em 2011.(ler aqui)

E a ajuda Europeia ... ?!
É nestes momentos que se vê bem como, embora parecendo por vezes avançar num ou noutro dossiê particular, a União Europeia na verdade está bloqueada pelos seus impasses e paralisada pelos seus problemas. Que ela, hoje, só é capaz de uma política de remendos, sem qualquer élan ou visão de futuro, como se avançasse às arrecuas.

A aprovação do orçamento para o período 2014/2020, no Conselho Europeu da semana passada, veio confirmar esta situação. Porque se trata de um orçamento insuficiente (trata-se de 1% do PIB europeu) para enfrentar os desafios do momento, que se vão intensificar nos próximos tempos, condenando o gigante económico que é a Europa a continuar a fazer figura de anão político. E porque, pela primeira vez na história, se baixa o orçamento comunitário quando ele devia aumentar, o que aconteceria se houvesse um mínimo de coerência entre as proclamações dos políticos e os seus actos. (continuar a ler)

Sem comentários: