quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O que Tem A Ver Meditação E Poupança Na Saúde ?...


Vários estudos mostram a eficácia da meditação em benefício da integração psicossomática, especialmente relacionada com a diminuição dos sintomas ligados ao stress e à ansiedade.
A prática regular desta modalidade de meditação promove a regulação do funcionamento do sistema imunológico, o que produz um "efeito cascata", beneficiando as defesas do organismo no combate a várias enfermidades.
Pesquisas têm demonstrado que esta prática pode produzir efeitos de curta e longa duração que podem afectar as funções cognitivas e afectivas de forma positiva, como a autoaceitação, ressignificação de experiências emocionais e a redução da impulsividade.

Mas, porque será que a meditação tem tantos efeitos positivos ?

Desde a década de 70, também ganhou destaque a investigação dos efeitos cerebrais da meditação, sob a premissa de que estados mentais como baixa ansiedade e afectos positivos podem alterar a actividade neuroelétrica.
Actualmente sabe-se que, além das mudanças funcionais, a meditação também pode produzir mudanças estruturais, actuando sobre a plasticidade cerebral.
Uma pesquisa que comparou a espessura do córtex de meditadores experientes com um grupo controlo encontrou uma diferença significativa nas regiões relacionadas à sustentação da atenção, onde a espessura era maior nos praticantes experientes.


É bom ainda ter em conta com o baixo custo, a autonomia do paciente e o facto de ser uma terapia natural. Pesquisas mostraram que meditadores com cinco anos de prática ou mais reduzem em até 70% sua procura pelo Sistema de Saúde. (E esta hein? Allô, Sr.Ministro da Saúde, aqui está uma poupança saudável  a aplicar a bem não só da nossa saúde mental mas também na amenização dos cortes e recortes)

Sem comentários: