sábado, 9 de fevereiro de 2013

Relação Entre O Abuso Do Açucar E Alguns Tipos De Cancro


Os açúcares são necessários para nos dar energia e, em quantidades moderadas, contribuem para nosso bem-estar.
Altos níveis de açúcar, contudo, podem fazer bem mais do que danificar as nossas células, levando a condições mais graves, para além dos diabetes.

Investigadores espanhóis acabam de demonstrar que elevados níveis de açúcar no sangue também aumentam o risco de cancro.


Pessoas com diabetes têm até duas vezes mais chance de desenvolver cancro do cólon ou de pâncreas do que a população em geral.
O que ainda necessitava de esclarecimento é a conexão entre obesidade e diabetes, por um lado, e o cancro por outro.

O mecanismo-chave nessa conexão acaba de ser descoberto pela equipe a Dra Custodia Garcia-Jimenez, da Universidade Rei Juan Carlos.
Os elevados níveis de açúcar no sangue aumentam a actividade de um gene conhecido por acelerar a progressão do cancro.

O estudo mostrou que a capacidade das células do intestino para secretar uma  hormona chamada GIP - que optimiza a libertação de insulina pelo pâncreas - é controlada por proteína chamada β-catenina.
Por sua vez, esta, é estritamente dependente dos níveis de açúcar no organismo.

O excesso de açúcar pode levar a uma superactividade dessa proteína, que já se sabe estar envolvida no desenvolvimento de vários tipos de cancro, ao tornar as células "imortais", evitando a apoptose, ou morte celular programada - esta é uma etapa-chave nos primeiros estágios do cancro.

Mudanças de dieta são uma das estratégias de prevenção mais fáceis, que podem potencialmente evitar muito sofrimento.

Sem comentários: