domingo, 3 de março de 2013

É Isto Que Queremos Para Portugal ?


«Nenhum parlamento, nenhum governo, nenhum presidente da República. E neste momento, nem Papa. A situação em Itália assemelha-se a um castelo de cartas numa tempestade perfeita.»

Como diz Carlo Bastasin, Bloomberg,  posso simpatizar com aqueles que se encontram em desespero e dizer que a Itália tenha escolhido o niilismo, ou que dizem que, com efeito, que os italianos votaram contra tudo - incluindo a Europa e a austeridade, que passou a acreditar no antes da crise da dívida. Entendo por que as pessoas o estão a dizer, que a Itália poderia derrubar o projecto do euro. Mas não concordo com eles.

[Mais], os Italianos permanecem pró-europeus, e menos pessoas do que seria de supor pensam seriamente em abandonar o euro ou os compromissos políticos-económicos que vêm com ele.
A Itália está num impasse, nós portugueses devemos observar atentamente o que por lá se vai passando e meditar seriamente no que queremos para o nosso país. Mais, neste momento, a ventania que passa pelos países europeus só pode abrandar com decisões lúcidas que possam vir da Europa, - sem isso, pouco pode mudar para melhor.

Sem comentários: