quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cameron E Merkel Falham No Teste Thatcher ...

Thatcher era incomum entre os políticos porque não colocava em primeiro lugar o tacticismo. Ela não moldava as suas políticas para garantir a próxima eleição ou para manter as pessoas felizes.Os eleitores não a aceitavam porque gostavam dela, mas porque acreditavam que ela era necessária.

O Primeiro-ministro britânico, David Cameron, invocou a memória do Thatcher dos anos 1980.  Repetiu "não há alternativa" na luta contra os oponentes do seu programa de austeridade . A alemã Angela Merkel  diz o mesmo e aponta os seus canhões de austeridade na crise da zona euro. No entanto, há uma diferença fundamental .

As políticas fiscais de Cameron foram projectadas para um conjunto de previsões terrivelmente erradas. Revelaram-se insuficientes, tanto para diminuir o défice através de cortes significativos nos gastos ou por meio do estimulo ao crescimento e receitas fiscais. Para Caneron e o seu governo, aderindo a essa política parece menos com o aço e mais e mais com preocupação táctica sobre as consequências políticas de mudana de curso. Da mesma forma, a abordagem de Merkel à crise do euro tem sido a de fazer apenas o suficiente para manter a Zona Euro fora da implosão, sem colocar em prática as políticas (como um verdadeiro sindicato bancário, ou euro bonds), que poderiam, se realizadas, corrigir o problema. Os olhos de Merkel estão nas eleições alemãs, em Setembro, atendendo ao que os alemães não gostam.


(Ler artigo completo aqui)

Sem comentários: