sexta-feira, 26 de abril de 2013

Novos Genes Responsáveis Pela Variação Da Cor Da Pele E Dos Olhos Descobertos Por Portugueses


Uma equipa internacional liderada por cientistas portugueses descobriu novos genes responsáveis pela variação da cor da pele e dos olhos nos africanos e europeus, depois de estudar a população de Cabo Verde.

Nuno Ferrand, director do CIBIO, afirma ao Expresso que os resultados do estudo representam "um excepcional avanço na compreensão do determinismo genético da cor da pele e da cor dos olhos, talvez as mais relevantes características fenotípicas da espécie humana".

Jorge Rocha, investigador do CIBIO que liderou o estudo, explica que a sua equipa descobriu também que "há muito mais genes envolvidos na cor da pele do que os cientistas pensavam; e a partir dos quatro genes que descobrimos e validámos, conseguimos explicar 40% a 50% da variação total da cor da pele nas populações africanas e europeias".

Na cor dos olhos tudo é mais fácil, porque foram identificados dois genes que explicam quase todas as variações entre o azul e o castanho.

A equipa internacional de cientistas descobriu que há genes que explicam ao mesmo tempo a cor da pele e dos olhos, mas o regulador que controla um determinado gene na íris é diferente do regulador que controla esse gene na epiderme.

"Esta descoberta desfaz as relações históricas ou temporais existentes entre a cor dos olhos e a cor da pele e concentra a investigação nas relações biológicas e químicas", esclarece o investigador do CIBIO.
Uma dessas relações históricas, muito popular entre a opinião pública, é a que associa os olhos azuis às populações de pele clara do norte da Europa, quando "a realidade é que em Cabo Verde há pessoas de pele escura com olhos azuis". E é precisamente esta recombinação "que torna muito interessante o estudo da sua população".

O artigo da PLoS Genetics salienta que os resultados alcançados na investigação da população de Cabo Verde "ajudam a explicar como os genes trabalham em conjunto para controlar uma grande diversidade de características relacionadas com a pigmentação, dão uma nova perspectiva sobre a evolução dessas características e fornecem um modelo para compreender outras variações em populações mistas", como a cor do cabelo, que não foi analisada neste estudo.

Sem comentários: