segunda-feira, 22 de abril de 2013

O que Dizer A Isto ?


Conversa de Merkel com o primeiro-ministro polaco Donald Tusk :

"Parece que conseguimos encontrar soluções comuns quando estamos a olhar para o abismo", disse Merkel. "Mas assim que a pressão diminui, todos dizem que querem seguir seu próprio caminho."

"Temos de estar preparados para aceitar que a Europa tem a palavra final em certas áreas. Caso contrário, não seremos capazes de continuar a construir a Europa", acrescentou a chanceler.

Tusk disse que seria "perigoso" que outros países da Europa sintam que a Alemanha está a tentar impor o seu próprio modelo económico ao resto dos países. Mas Merkel negou, dizendo que a Europa é feita de culturas diferentes e economias com forças diferentes. A chave, acrescentou, é a Europa se orientar para promover as melhores práticas.

Isso significa que a Alemanha aceite um mercado único para os serviços, um mercado de trabalho comum e sistemas de segurança social mais compatíveis, para que os europeus se possam movimentar de um Estado para outro sem se preocupar com suas pensões.

“Não precisamos de abdicar de práticas nacionais mas devemos ser compatíveis”, disse Merkel. “Da forma como está agora, é um caos”.

“Precisamos de estar prontos para romper com o passado e dar o passo em frente. Eu estou pronta para o fazer”

Fonte: Público

Sem comentários: