sábado, 11 de maio de 2013

"A Europa Tem O Euro E Nápoles O Napo".

Ideias precisam-se - para sair do marasmo.

A Câmara Municipal lançou a moeda com a ajuda do slogan "A Europa tem o euro e Nápoles o napo".
Desde a sua introdução, em finais de Dezembro do ano passado, em Nápoles cada vez se ouve mais a frase "Aceitam napos?".

"A ideia surgiu para dar um impulso à área urbana de Nápoles, que está desertificada comercialmente devido à construção de grandes centros comerciais nos arredores", explicou à agência Efe o promotor do projecto, Antonio Prigiobbo.
Até agora, a iniciativa prevê entregar 100 napos a cada família que entregue uma factura paga da água, mas poderá aumentar para 250 se, no futuro, demonstrarem que realizaram algum gesto bom para a comunidade, como voluntariado ou recolha selectiva de lixo, um dos grandes problemas da cidade.
A Câmara de Nápoles premeia ainda os turistas que visitam a cidade, dando-lhes 20 napos por cada noite que pernoitem nos hotéis, até um total de 200 euros, e também distribuí napos aos turistas que chegam nos cruzeiros.
A ideia é que em 2016, quando acaba a iniciativa, os comerciantes devolvam as notas à Câmara, que, em troca, lhes entregará mobiliário urbano para embelezar as zonas onde estão situadas as suas lojas.  (continuar a ler aqui)

O napo é mais uma espécie de cupão de compras que propriamente uma moeda - é verdade. Não interessa, o que é -  se contribuir para a melhoria do bem estar da população e de algum modo sacudir o marasmo desta UE .

Sem comentários: