domingo, 2 de junho de 2013

A Reputação Da Cozinha Francesa Está Em Jogo. Mas, Não Só ...

«É inaceitável que estabelecimentos que apenas esquentam pratos sejam chamados de restaurantes. É uma maneira de enganar o consumidor.»
           Daniel Fasquelle, deputado,Paris

A reputação da cozinha francesa está em jogo. Pelo menos é o que afirmam 'chefs' e políticos após uma recente revelação que apanhou muita gente de surpresa, principalmente os turistas: a comida servida em vários restaurantes de Paris e outras cidades vem de pratos industrializados esquentados no fogão ou mesmo em micro-ondas.

Atenção! Não é só em França. Por cá também está a começar a tornar-se num hábito. Portugal tem um cozinha com sabores muito próprios e sobretudo prima pela qualidade e frescura dos alimentos. Pena é, se enveredarmos por um caminho diferente. O facto é que já desisti de frequentar certos restaurantes exactamente porque me pareceu que utilizavam a manobra do 'requentado'. Está difícil para os restaurantes manterem as portas abertas?- Está. Mas, muitas vezes é uma questão de gestão. É preferível reduzir um pouco a quantidade e não a qualidade, só assim podemos preservar um dos importantes cartões de visita que detemos. 

Sem comentários: