quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Quando O Quase Nada Pode Ser Alguma Coisa ...

A maior gestora de activos do mundo está a comprar dívida portuguesa. De acordo com a Bloomberg, a BlackRock já havia avançado na semana passada que estava a comprar dívida portuguesa, após a reunião do Banco Central Europeu (BCE). A casa de investimento está confiante de que o suporte do BCE levará a uma descida das ‘yields'.

A BlackRock, que gere um portfolio de activos de ‘renda fixa' que ascende a 1,2 biliões de dólares, está ‘overweight' para a dívida pública portuguesa, o que significa que o banco de investimento aumentou os activos detidos para valores superiores aos representados no ‘benchmark'. Mantém no entanto a posição neutral para a dívida espanhola e italiana.

A promessa de Mario Draghi, feita há mais de um ano, de salvaguardar a recuperação da zona euro, está a provar ser um sinal mais poderoso para os investidores do que as crises políticas em Roma ou Washington. "Se isto tivesse acontecido há um ano, ou ano e meio, teria muito um impacto muito maior no mercado", comentava Elwin de Groot, economista senior do Rabobank, em declarações à Bloomberg. Adiantando que: "Isto é uma demonstração da confiança do mercado na capacidade de resposta do BCE".

Fonte: Económico

Claro, como sabemos os juros estão altíssimos e portanto a compra da dívida é apetecível. Mas por outro lado, se o risco começar a atenuar é natural que os juros acabem por baixar. Ficamos à espera, se algo começar a mudar tenham a certeza que será a 'passo de caracol' quando sobe uma ladeira íngreme.

Sem comentários: