sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Abelhas Podem Estar Em Declínio

A população de abelhas, tanto as de cativeiro quanto as selvagens,  estão em declínio na Europa, na América e na Ásia por razões que os cientistas ainda tentam entender. Num novo estudo, investigadores encontraram evidências de que as abelhas silvestres Bombus terrestris estão sendo afectadas por vírus ou parasitas das primas produtoras de mel.

A solução, segundo Brown, é evitar a disseminação a partir de colmeias de melíferas. "Precisamos que elas sejam tão limpas quanto possível, de forma que a contaminação do meio ambiente seja mitigada." O declínio na população mundial de abelhas tem sido atribuído a causas diversas, tais como o uso de pesticidas agrícolas, práticas de monocultura que destroem as fontes de alimento dos insectos, vírus, fungos, ácaros, ou uma combinação desses factores.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) lembra que os insectos polinizadores contribuem com a produtividade de pelo menos 70% das grandes culturas humanos. O valor económico dos serviços de polinização foi estimado em 153 biliões de euros (500 biliões de reais) em 2005. As abelhas, especialmente os abelhões, respondem por 80% da polinização feita por insectos. "Esta é uma preocupação séria porque as abelhas fornecem os serviços de polinização do ecossistema, sem o qual perderíamos grande parte dos nossos culturas e uma grande proporção da nossa biodiversidade natural", disse Brown.

Nota: pode continuar a ler aqui.

Sem comentários: