terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Conceito Promissor: Fábricas De Medicamentos Implantáveis No Lugar Especifico Onde São Necessários

Em vez de tomar remédios, que tal ter uma fábrica de medicamentos dentro do próprio corpo?

Esta é a ideia da equipe do Dr. Alexander Zelikin, da Universidade de Aarhus (Dinamarca).
Mas não se preocupe: a biofábrica será feita de gel, para durar apenas o suficiente para tratar a doença específica para a qual ela foi projectada, e poderá ser injectada ou implantada.

[Imagem: Alexander Zelikin Lab]
O princípio é muito similar ao funcionamento de muitos medicamentos, de um tipo conhecido como pró-drogas. São feitos de substâncias inactivas, que são convertidas em substâncias activas por enzimas já dentro do corpo.

A aspirina, por exemplo, é uma pró-droga, que só funciona quando o ácido acetilssalicílico é convertido pelo fígado em ácido alicílico. O problema com este tipo de pró-droga, no entanto, é que, após a conversão, elas geralmente são enviadas para o sangue no corpo inteiro, de modo que apenas uma fracção atinge o lugar que dói.

Este problema pode ser resolvido criando pró-fármacos que só podem ser transformados por enzimas específicas - e, em seguida, colocando estas enzimas no lugar específico do corpo que precisa do medicamento," explica Zelikin.

O projecto pretende construir dois tipos de fábricas de medicamentos implantáveis: a primeira será um stent, do tipo que usado em pacientes com bloqueio na artéria coronária, que se transformará em uma fábrica de medicamentos específicos para o tratamento da condição cardíaca.
O segundo tipo será constituído por pequenas partículas, que inicialmente poderão ser utilizadas para o tratamento de doenças como o câncer. As partículas produzirão tanto medicamentos, quanto agentes de contraste usados em exames, de modo que elas poderão ser usadas simultâneamente para tratamentos e diagnósticos.

O conceito é tão promissor que o Conselho de Pesquisas da União Europeia ofereceu um financiamento de €2 milhões para que Zelikin transforme as suas experiências numa realidade prática.(DS)

Sem comentários: