sábado, 15 de fevereiro de 2014

Pescadores De Azenha Do Mar Vão Entregar Peixe Em Casa

O projecto, que deverá ter início em Março, consiste na elaboração de um “cabaz do mar”, que inicialmente será composto por cerca de três quilos de pescado fresco e vendido a 20 euros, preço que inclui a entrega em casa..

Os objectivos são eliminar os intermediários e valorizar as espécies menos apreciadas. O projecto vai ser posto em prática pela Associação Cultural e de Desenvolvimento de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar, com o apoio da cooperativa Taipa, que actua nas áreas da solidariedade e do desenvolvimento. O projecto irá desenrolar-se em fase experimental até ao final do ano. O peixe vendido nos cabazes tem de ser obrigatoriamente comprado nas lotas, o que garante a qualidade, a higiene e a segurança dos produtos, além de que respeitam as normas de sustentabilidade das espécies. 

Os elementos da associação local serão responsáveis por comprar, amanhar, acondicionar e entregar o pescado aos residentes no concelho que estiverem interessados, “encurtando o circuito” de distribuição. 


O “cabaz do mar” será elaborado com espécies que estiverem disponíveis no dia da compra, incluindo algumas menos valorizadas pelos consumidores, como o rascasso, o bodião e a cavala. Desta forma, o projecto contribui para a “redução da rejeição” destas espécies, comprometendo-se também a pagar “um preço justo” por elas, uma vez que “chegam a ser vendidas a cêntimos”.

Para ultrapassar uma eventual resistência dos clientes, o peixe será acompanhado de algumas receitas, recolhidas junto dos pescadores e das suas famílias. E também está prevista, segundo a dirigente, a organização de oficinas de culinária e de encontros com os pescadores e a população.

O projecto está orçado em cerca de 50 mil euros, com financiamento por fundos comunitários (75 por cento) e do município.



Fonte: RioMira.com

Não baixar os braços e por a imaginação a funcionar é o caminho.

Sem comentários: