quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Descoberta De Mexilhão Exótico Motiva Alerta Ecológico ...

O bivalve Dreissena rostriformis bugensis, que é nativo da bacia do rio Dnieper (Ucrânia), tem-se vindo a propagar pela Europa e também já chegou aos Estados Unidos transportado no lastro dos navios. Com apenas 4 cm de tamanho, é uma espécie que se reproduz de forma muito rápida colonizando as superfícies  podendo causar o bloqueio de canalizações e assim, causar falhas na distribuição de água e inundações.

No entanto, os maiores problemas causados por esta espécie são ecológicos. Com efeito, o bivalve conhecido em inglês como “quagga mussel” “perturba o equilíbrio natural da cadeia alimentar uma vez que se alimenta de poluentes transformando-os em fezes tóxicas concentradas que podem envenenar a água tanto para a vida selvagem como as pessoas”, explica o diário britânico The Guardian.

No passado mês de Junho os cientistas da Centre for Ecology and Hidrology consideraram o bivalve a ameaça mais significativa à biodiversidade autóctone do Reino Unido, tendo previsto que chegaria ao território no espaço de cinco anos. A descoberta de que a espécie já está em solo britânico foi feita há duas semanas no reservatório de Wraysbury pelo Wildfowl and Wetland Trust (WWT).

Jeff Knott, responsável no WWT pela área das políticas de conservação, considera a detecção do bivalve num meio aquático britânico “preocupante (…) porque estes bivalves vão provavelmente causar, indirectamente, o sofrimento e morte de centenas de milhares de animais nativos, peixes e plantas, e custar milhares de libras em impostos e contas da água para proteger as reservas de água potável”.

Fonte: Naturlink 

Sem comentários: