terça-feira, 31 de março de 2015

Alerta Para O «Risco Elevado De Saúde Pública» Na Caça Aos Javalis

Investigadores alertam para os riscos de saúde pública na caça aos javalis, animais que consideram potenciais reservatórios da bactéria responsável pela doença de Lyme, que afecta o sistema nervoso central, anunciou hoje a Universidade de Vila Real.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde e do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo das Doenças, nos últimos 20 anos foram detectados mais de 360 mil casos de Borreliose Lyme (BL) na Europa, uma doença que afecta o sistema nervoso central, entre outros órgãos e sistemas, com sintomas semelhantes aos da esclerose múltipla e até de fibromialgia.

O estudo hoje revelado e que é considerado «inédito» envolveu cientistas do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

A infecção ocorre através da mordedura de uma carraça infectada e os sintomas mais comuns da doença são a fadiga generalizada, inchaço dos gânglios linfáticos próximos da zona de mordedura, mal-estar, dores de cabeça, por vezes febre e calafrios, rigidez do pescoço, dores musculares e articulares, podendo ocorrer paralisia facial e outros distúrbios do sistema nervoso central.

Os cientistas alertam para o «risco elevado de saúde pública», não só para os caçadores mas também para as pessoas que trabalham ou efectuam actividades de lazer ao ar livre em espaços agroflorestais.

Fonte:USF

Sem comentários: