sábado, 31 de outubro de 2015

PS: Ponto Da Situação

Francisco Assis vai reunir-se com críticos socialistas do acordo à esquerda. Segundo avança o semanário Expresso, o eurodeputado poderá avançar com uma corrente alternativa à actual direcção de António Costa.


Assis afirmou publicamente, diversas vezes, que é “frontal e absolutamente contra a ideia de constituição de um qualquer governo assente numa hipotética maioria de esquerda”. Isso mesmo ficou escrito num artigo de opinião escrito no passado dia 22 de outubro no jornal Público.

Ainda segundo o Expresso, o encontro irá realizar-se nos próximos dias e contará com a presença de militantes socialistas críticos do caminho escolhido por António Costa. A mesma notícia diz ainda que o acordo com o BE e o PCP está quase “ultimado” e que o secretário-geral rosa já está a sondar alguns nomes, socialistas e independentes, para um Executivo.

Conjeturas (Ministráveis)

Mário Centeno,  é tido como essencial.

A lista dos ministeriáveis socialistas vai beber muito aos independentes que Costa foi buscar para as listas de deputados. Seguindo este raciocínio, economistas como Paulo Trigo Pereira ou Manuel Caldeira Cabral podem vir a ter lugar no Executivo (outro economista, que não foi candidato pelo PS, Ricardo Paes Mamede, também tem sido referido); assim como os académicos Tiago Brandão Rodrigues, Alexandre Quintanilha ou Helena Freitas. Mas também Margarida Marques e Maria Manuel Leitão Marques são faladas. De Bruxelas poderão vir Elisa Ferreira e Carlos Zorrinho. Ninguém se surpreenderia com os regressos de Capoulas Santos ou Vieira da Silva. Graça Fonseca, um dos braços-direitos de Costa desde sempre, é tida como certa, assim como Rocha Andrade, outro dos “indispensáveis” do líder socialista, ou Adalberto Campos Fernandes. Ana Catarina Mendes, Pedro Nuno Santos e João Galamba também integram a lista dos potenciais governantes.(Fonte:Expresso)

Sem comentários: