segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Cada Cavadela Cada Minhoca ...


As Promessas de António Costa - Ou a narrativa de um candidato ultrapassado  e longe da realidade.

A Única Plantação De Café Na Europa Localiza-se Em São Jorge, Açores

... E tem uma produção suficiente para abastecer o Café Nunes, na Fajã dos Vimes, por onde passam pessoas "até de longe" só para provar o expresso local.

A plantação de Manuel Nunes, 63 anos, fica nas traseiras do seu café e, ao todo, tem hoje entre 350 e 400 plantas. Quando comprou o primeiro terreno, há 35 anos, havia apenas "meia dúzia", mas foi aumentando a área de plantação e todos os anos a produção aumenta.

Sem revelar em quanto anda a produção anual, Manuel Nunes diz que é o suficiente para os cafés que vende no seu estabelecimento, situado numa das mais de 70 fajãs de São Jorge, que os Açores esperam ver classificadas como Reserva da Biosfera pela Unesco em Março do próximo ano. (Fonte:DN)

domingo, 30 de agosto de 2015

Amizade ...

Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.

Sócrates 

Esta É A Frase ...

«Há dias, meia dúzia de jovens sem vida própria acorreram à Universidade de Verão do PSD. Tratou-se de um frete escusado. Se a ideia era aprender a fazer política, bastava-lhes pôr os olhos no Dr. Costa - e fazer o contrário. O Dr. Costa é uma lição e, na perspectiva da coligação, um milagre.»

Pois, é que a coligação habilita-se a ganhar as eleições de Outubro. Porquê? Porque o PS trocou um líder amorfo por um homem que, em curtos meses, leccionou um curso completo de incompetência. Sempre que não estava a prometer maravilhas que apenas ganhavam sentido numa dimensão paralela, António Costa estava a nomear relíquias da Carbonária para lugares de destaque, a louvar os maluquinhos do Syriza, a perder eleições na Madeira, a inventar candidatos presidenciais absurdos, a arranjar enxovalhos a pretexto das listas de deputados, a pendurar cartazes com mentiras constrangedoras, a escrever cartas embaraçosas a eleitores imaginários. Há dias, ergueu o fantasma de António Arnaut a mandatário nacional e vangloriou-se de ter descido a dívida da Câmara de Lisboa em 40%, proeza espantosa para quem desconhece que o Estado assumiu a mesma dívida em 43%..

Alberto Gonçalves, DN

Lua Cheia Sombreada Por Algumas Nuvens ...

... Foi assim que a vi.

Ela sorrateiramente, surgiu aos poucos atrás daquelas nuvens brancas, sem perceber que eu a via, e parecia que também ela me via.

Ah essa lua cheia... Cheia de magia.


sábado, 29 de agosto de 2015

Isto É Arte: Vestido De Noiva Inspirado No Traje De Viana Do Castelo

Foi um costureiro do Porto que criou este vestido de noiva inspirado no traje de Viana do Castelo com 70 mil cristais Swarowski e 50 metros de seda, que levou 900 horas fazer e que está avaliado em 38 mil euros. Fernando Lima adiantou que o vestido, apresentado publicamente durante a festa do traje da Romaria da Agonia, "ainda não está à venda", mas garantiu que "interessados não faltam"

A criação, inspirada no traje de noiva de Viana do Castelo, que já esteve em exposição no Museu do Traje de Viana do Castelo, encontra-se actualmente no ateliê do costureiro portuense que há 25 anos se dedica à confecção de vestidos de noiva e de noite.

Fonte: SICnotícias 

Não Digas Nada !


Não digas nada! 
Nem mesmo a verdade 
Há tanta suavidade em nada se dizer 
E tudo se entender — 
Tudo metade 
De sentir e de ver... 
Não digas nada 
Deixa esquecer 

Talvez que amanhã 
Em outra paisagem 
Digas que foi vã 
Toda essa viagem 
Até onde quis 
Ser quem me agrada... 
Mas ali fui feliz 
Não digas nada. 


Fernando Pessoa 

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Setúbal Tem Novo Bispo

José Ornelas Carvalho é padre, tem 61 anos, e estava em Roma de malas feitas para Angola, quando soube que o Papa Francisco o queria à frente dos católicos sadinos .

O padre dehoniano não gostou da ideia. E escreveu ao pontífice a explicar porque preferia seguir para uma missão em África. Uma semana depois, no dia 30 de junho, o Papa telefonou-lhe para o telemóvel. Marcou um encontro para a mesma manhã. Durante uma hora conversaram sobre muita coisa e o Papa mostrou conhecer a realidade da Diocese de Setúbal, e finalmente, repetiu o pedido pessoalmente. A resposta foi aquela que se sabe. (saber mais aqui)

No Alentejo Montanhoso Que Espreita O Mar: Entre Cercal Do Alentejo E S.Luís (Odemira)

Apontamentos do percurso em bicicleta de João Galacho  entre Cecal do Alentejo e S. Luís (Odemira). Todas as fotografias são da autoria de João Galacho . A Fonte : Expresso

Esta é a paisagem mais comum nesta zona do Alentejo. Região de serras e muita água.
Nas zonas mais elevadas avista-se o mar (lá ao fundo)
.
Ao longe: Vila Nova de Milfontes e o Mar

Se Procurar Bem Vai Acabar Por Encontrar ...

Se procurar bem você acaba encontrando.
Não a explicação (duvidosa) da vida,
Mas a poesia (inexplicável) da vida.

Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxeste a chave?

Carlos Drummond de Andrade 

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Ele Não Se Candidata ...

Desculpem, mas apetece dizer: Lindo Menino !

Depois de tanto disparate que outros por aí andam a fazer, eis que aparece alguém com algum discernimento.

É Só Mais Um Na Fila Dos Candidatos A Belém ...

Hoje:

Foi a candidatura do médico e empresário Cândido Ferreira .
Antigo mandatário de Ramalho Eanes e director de campanha de Jorge Sampaio.

Quem será o Sr. que se segue? - não aposte, o mais certo é errar.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Sonhos ...



« Eu não sou uma sonhadora. Só devaneio para alcançar a realidade.»

Lispetor 

Boa Noite e Bons Sonhos!

Esta É A Frase : Logo Veremos ...

António Costa, nesta campanha, representa o “logo veremos”.

Logo veremos se ele vai afrontar a mitológica Merkel, ou, pelo contrário, fazer tudo o que ela lhe mandar (o que quer dizer “uma postura activa na Europa, sem submissão nem aventureirismos”?).

Logo veremos se vai acabar com a austeridade ou, pelo contrário, como o Syriza, aplicar uma dose ainda maior.

Logo veremos como vai governar: sozinho, com a direita, ou com os comunistas.

Logo veremos se mandará votar num candidato presidencial “radical” (Nóvoa), ou num candidato “moderado” (Maria de Belém). Em “eleições decisivas”, António Costa fez do PS uma escolha que deixa tudo por decidir.

Fonte: Rui Ramos, Observador

Sejamos Claros: É absolutamente Necessário E Urgente Que Se Reconheça O Desporto Como Um Instrumento Fundamental Na Educação

Sejamos claros: é absolutamente necessário, e urgente, que aqueles espíritos ancilosados (anquilosados) nesta matéria, e que querem interferir no fenómeno educativo, a partir da 5 de Outubro (Ministério da Educação), percebam de uma vez por todas que o desporto é um instrumento fundamental do fenómeno educativo, porque opera transformações de dentro para fora, ou seja, é o educando que, através de actos voluntários, se autocorrige, por perceber que errou e o caminho certo é outro, que toma agora como correcto e em sintonia com os costumes vigentes.

Basta ver o ambiente de uma cadeia penitenciária para entender o que foi dito e perceber que sem a prática do desporto, mesmo a posteriori, não será possível qualquer reinserção social, porque não haverá previamente regeneração, condição essencial para que seja possível a reinserção.
Por aperfeiçoamento do ser humano entendemos a capacidade de renunciar voluntariamente a todo e qualquer comportamento que seja contrário à estabilidade social e susceptível de a lesar.
Isto só é possível através de um acto voluntário e consciente, princípio activo que está na base da aprendizagem e da sua pedagogia.

Excertos do artigo de Mário Bacelar Begonha no Ji

A partir de algumas leituras que fiz, casos de bullying são raros nos períodos em que o desporto foi mais incentivado e apoiado nas escolas, quando acontecia era fortemente repudiado pela população estudantil (contrariamente ao que hoje acontece). O desporto tem também a vertente da aprendizagem do respeito pelas regras, desenvolvimento do companheirismo e libertação e apaziguamento da energia acumulada (própria da juventude) de um modo saudável.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Cartas ...

« A vida não consiste em ter 'boas' cartas na mão e sim em jogar bem as que se tem.»

JB  


É A Era Dos "Novos Descobrimentos"

O empreendedorismo está a dar cartas em Portugal. Quem o diz é a revista Forbes, que caracteriza o país como “famoso pelos descobrimentos marítimos, pela riqueza Histórica e cultural e, agora, pelo seu investimento no empreendedorismo”.  Para a Forbes, o segredo do sucesso português, em relação aos restantes países europeus, é o apoio do governo.

A sociedade de capital de risco Portugal Ventures é destacada pelo seu contínuo investimento em empresas inovadoras com base científica e tecnológica e em projectos no sector do turismo e da expansão internacional. Após vários anos, o sucesso das startups em Portugal é evidente e este ano o PIB português já aumentou 1,6%. É a era dos “novos descobrimentos portugueses”. (via Observador)

Verdade. Nós portugueses somos mesmo assim. Em tempo de dificuldades, o engenho, a arte, o desenrascanço e o instinto da descoberta dão-nos o impulso necessário para caminharmos em frente na procura do sucesso. Basta estar com atenção às notícias ou olhar à nossa volta para constatar que quase diariamente, seja na investigação, concepção de novos produtos alimentares, estratégias publicitarias, utilização de novas tecnologia e em muitos outros campos temos inovado muito. Acresce que hoje temos muitos licenciados à frente dos projectos, o que substitui o antigo 'desenrascanço' por objectivos, estratégias e avaliação convenientemente estudados e bem definidos.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Notícias Soltas ...

Invasores Ou Refugiados? - Eis A Questão !

Os factos: 1) mais de 250 mil pessoas chegaram desde janeiro à União Europeia de forma ilegal. Destes, cem mil puseram pé na Itália, 150 mil na Grécia; 2) o objetivo da maioria é chegar seja à Alemanha porque é generosa a dar asilo seja à Grã-Bretanha por causa da língua; 3) há refugiados de guerra, como os sírios, há os imigrantes económicos, como os subsarianos, e pode haver terroristas; 4) com o perpetuar das guerras no mundo islâmico o fluxo migratório continuará; 5) há redes de traficantes a fazer fortunas.

As soluções: 1) catalogar os refugiados como invasores, como fez um senador italiano, e obrigar os barcos a regressar aos portos de origem e destruindo-os para estragar o negócio às redes. E esperar que assim sejam menos os que tentarão o eldorado; 2) considerar os refugiados seres humanos, criar condições para um acolhimento digno, distribuí-los pela União Europeia enquanto esperam definição do estatuto e prevenir as travessias aventureiras negociando com os países do Sul do Mediterrâneo sistemas de vistos e vigilância das costas.

Ora, os governantes europeus têm medo de que aceitar refugiados dê votos a partidos como a Frente Nacional ou a Aurora Dourada. E também duvidam da vontade de integração de muitos imigrantes, como deixou claro um ministro eslovaco que disse preferir sírios cristãos.

Mas há outra realidade que toda a gente reconhece e que por estranho que pareça não entra do debate: a necessidade de imigrantes que tem esta Europa onde nascem poucas crianças. É a forma de manter a prosperidade que mesmo em tempos de crise a faz ser a tal terra de sonho.

Esta é a opinião de Leonídio Paulo Ferreira, DN

Sem Dúvida: Os governantes europeus têm medo de se responsabilizarem por uma solução temem as respectivas consequências. A solução, qualquer que seja, é efectivamente difícil de decidir. De qualquer modo urge que a europa acabe com a indefinição que há muito a percorre,( nesta e em muita outras situações) os seus respectivos líderes, carentes de chama, ausentes de ideias inovadoras, não são mais que uma massa amorfa em que não brilha qualquer cristal mesmo pequeno seja.

domingo, 23 de agosto de 2015

A Vida, As Suas Perdas E Os Seus Ganhos ...


A vida, as suas perdas e os seus ganhos, a sua 
mais que perfeita imprecisão, os dias que contam
quando não se espera, o atraso na preocupação
dos teus olhos, e as nuvens que caíram
mais depressa, nessa tarde, o círculo das relações
a abrir-se para dentro e para fora
dos sentidos que nada têm a ver com círculos,
quadrados, rectângulos, nas linhas
rectas e paralelas que se cruzam com as
linhas da mão;

a vida que traz consigo as emoções e os acasos,
a luz inexorável das profecias que nunca se realizaram
e dos encontros que sempre se soube que
se iriam dar, mesmo que nunca se soubesse com
quem e onde, nem quando; essa vida que leva consigo
o rosto sonhado numa hesitação de madrugada,
sob a luz indecisa que apenas mostra
as paredes nuas, de manchas húmidas
no gesso da memória;

a vida feita dos seus
corpos obscuros e das suas palavras
próximas.

Nuno Júdice

Quando Um Grande Partido Desorientado É Um Activo De Risco Que Pode Ser Fatal

Pode ser dramático para António Costa caso o Largo do Rato persista em comportar-se como nos tempos em que a superioridade de Soares parecia tão natural quanto o facto de D. Duarte ser chamado rei. Mas até agora é esse desacerto que está a predominar. Ou seja o PS continua a falar para o país que resultou do 25 de Novembro de 1975. Mas quem vai a eleições é o país que viveu Abril de 2011. Ou seja o país que percebeu que nada estava garantido nesse Estado que os vencedores de 1975 lhe tinham prometido. Não perceber isso pode ser fatal para as intenções dos socialistas. E para o país pois um grande partido desorientado é um activo de risco.

Helena Matos, Observador 

Cabernet Sauvignon 2011 Da Casa Ermelinda Freitas O Melhor Vinho De Portugal

O Cabernet Sauvignon 2011 da Casa Ermelinda Freitas foi eleito o melhor vinho de Portugal pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores.

Através de provas cegas a milhares de vinhos realizadas em concursos internacionais e em provas de jornalistas, a Casa Ermelinda Freitas conseguiu destacar-se mais uma vez. Na edição anterior, a empresa localizada em Fernando Pó, Aguas de Moura, recebeu a mesma distinção, mas com a marca Moscatel Superior.

Do Futuro Imaginário ...

« Às vezes sinto falta do futuro imaginado. Aquele amanhã que eu via ontem, mas que hoje já não existe mais.»

H A  


sábado, 22 de agosto de 2015

Lello Diz Não Aos Discursos Muito "Elaborados" De Costa. Hem? Como Disse?!

 “O PS não se deve preocupar em fazer discursos muito elaborados" - diz José Lello  (aqui)


Eis um exemplo do discurso elaborado de António Costa: Os Marcianos e o Bloco Central (  in
extremis).

Discursos Elaborados ou notória falta de engenho e arte também para arranjar desculpas.

Só Para Me Lembrar Que Sou Livre ...

'As vezes faço alguma coisa proibida, só para me lembrar que eu sou livre.'

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Utopia ...

... Fantasia, devaneio, ilusão, ou ...  um sonho.

“Estou a pensar já como Presidente da República"

Sampaio da Nóvoa 

Manobras ...


... De diversão?!
... Carência ?
... Baralhação?
... Confusão momentânea?

Leiam, escutem e vejam, a resposta é vossa.

António Costa não afasta a hipótese da social-democrata Manuela Ferreira Leite integrar um Governo do PS. Numa entrevista ao semanário Sol esta sexta-feira, o secretário-geral diz mesmo que entre ele e a ex-presidente do PSD existe “uma identidade de pontos de vista muito significativa”


Fonte:Público


Um Coleccionador De Ideias Mortas

As palavras e os conceitos são vivos, escapam escorregadios como peixes entre as mãos do pensamento. E como peixes movem-se ao longo do rio da História. Há quem pense que pode pescar e congelar conceitos. Essa pessoa será quanto muito um coleccionador de ideias mortas.

Mia Couto 

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O Tempo Do Iô-Iô De António Costa Está A Finar-se

A partir daqui ou fala a sério ou nem vale a pena ouvir o que diz. - O descrédito está à espreita.

Na quinta-feira : 
O PS apresentou em Lisboa os cálculos finais do programa eleitoral, estimando que se as medidas que propõe forem postas em prática podem criar, ao longo da próxima legislatura, até 207 mil empregos.
"Tudo que nos comprometemos a fazer tem viabilidade orçamental, e cabe nas metas que temos acordadas com a União Europeia. Com o programa do PS não há nem risco de ruptura com o Euro nem há a fatalidade da impossibilidade de virar a austeridade", declarou o secretário-geral socialista.

Hoje em Viana de Castelo:
O secretário-geral do PS disse que não promete criar 207 mil postos de trabalho. Apenas pode prometer um compromisso com medidas de criação de emprego. PROMETE ??!!! Quais são as medidas ??? Como?? Quando??? - Alguém acredita nisto???

Fonte:DN 

Rir Ou Sorrir ...



«Você não é o motivo do meu riso. Mas é um dos motivos que tenho para sorrir...»


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Vila Nova De Mil Fontes

Vista Aéria

Presidenciais: É Isto Que Se Vê ...

A fartura é muita, o povo desconfia. Tanto candidato presidencial (vão 17), tanto proto-candidato (mais 4), e ao mesmo tempo tanto vazio. Escolha temos, mas arriscamo-nos a não ter como bem escolher.

Assim, começando, naturalmente, pelos que já anunciaram as suas candidaturas ---» esta é a opinião que subscrevo.

Vai A Fresca Manhã Alvorecendo ...


Vai a fresca manhã alvorecendo,
vão os bosques as aves acordando,
vai-se o Sol mansamente levantando
e o mundo à vista dele renascendo

Marquesa de Alorna
                                    
Tenha Um Bom Dia!



terça-feira, 18 de agosto de 2015

Cusquices ...

José Manuel Ribeiro, vocalista dos UHF, de 60 anos, namora com a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, de 58. 

António Manuel Ribeiro conheceu Maria das Dores Meira há cerca de dois anos, por motivos profissionais, e os dois acabaram por se apaixonar.

Fonte: Lux

Podemos Dizer Muitas Coisas Sem Falar ...

Há momentos e situações em que o olhar comunica mais que as palavras, isso também é intimidade. Creio que sou capaz de dizer muitas cosas sem falar, é o outro que também tem de compreender e de saber interpretar. Quando se estabelece essa relação de intimidade e de amizade, não é necessário falar. (...) Frequentemente é melhor não o fazer porque as palavras estão muito gastas.

António Lobo Antunes   

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Lugares Com Estória ...

O Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, conhecido também por Santuário de Nossa Senhora da Pedra de Mua, fica situado no Cabo Espichel, concelho de Sesimbra.

Há mais de 600 anos, em meados do século XIV, foi construída uma ermida para guardar uma imagem da Virgem, venerada há muito em cima do rochedo onde foi encontrada. À sua volta foram crescendo modestas casas para receber os peregrinos que aqui a demandavam, dando mais tarde (1715) lugar à construção das hospedarias com sobrados e lojas, também conhecidas por Casa dos Círios. (Continuar a ler aqui a história do Santuá
rio)

Porque Hoje É Segunda-feira ...

Nem toda segunda-feira é empolgante,
nem todo descanso é revigorante,
há dias em que o silêncio é mais sincero
e o pensar mais importante!

MJ  

domingo, 16 de agosto de 2015

Ontem À Tardinha ...

Além Tejo


É Triste? Não: É A Pura Democracia, Que No Seu Melhor Não É Lugar De Convicções Ou Entusiasmos, Mas De Resignação

Onde a coligação foge à verdade, o PS mente por vocação. Onde a coligação se orgulha de pouco, o PS não se envergonha de nada. Onde a coligação se esquece do que não fez, o PS quer que nos esqueçamos do que fez. Onde a coligação é um remendo sem esperança, o PS é a calamidade garantida. Em Outubro, os portugueses que ainda ligam a estas coisas e não acreditam nos delírios do PCP, das diversas agremiações "trotskistas" ou do "movimento" do sr. Martinho e Pinto rumarão às urnas decididos a escolher o mal menor.

É triste? Não: é a pura democracia, que no seu melhor não é lugar de convicções ou entusiasmos, mas de resignação. A realidade é sempre mais melancólica do que o sonho. E, no fim de contas, menos perigosa.

De qualquer modo, o regime já terá amadurecido o suficiente para que, no fundo, as pessoas suspeitem que o único cartaz adequado a quase todos os políticos é aquele com a palavra "Procura-se" em baixo. E que só a recompensa varia.

Alberto Gonçalves, DN

Dois Horizontes Fecham Nossa Vida :

       
          Um horizonte, — a saudade
          Do que não há de voltar;
          Outro horizonte, — a esperança
          Dos tempos que hão de chegar;
          No presente, — sempre escuro,—
          Vive a alma ambiciosa
          Na ilusão voluptuosa
          Do passado e do futuro.

       
          Machado de Assis

sábado, 15 de agosto de 2015

Esta É A Frase ...

O constante ziguezague presidencial de António Costa tem sido lamentável, e revelador.

O leitor diário de jornais, já atónito, interroga-se: donde provirá tanta desorientação? Para onde levará Portugal um putativo primeiro-ministro tão errático?

(leia o artigo completo)

Dizem Que Em Cada Coisa ...

Dizem que em cada coisa uma coisa oculta mora.
Sim, é ela própria, a coisa sem ser oculta,
Que mora nela.

Alberto Caeiro

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Identificado Receptor Ligado Ao Autismo E À Esquizofrenia. Um Dos Autores É Portuguès

O cientista português António Pinto-Duarte é um dos autores de um estudo publicado esta semana que identifica um receptor que pode causar doenças como a esquizofrenia e o autismo. O estudo é responsabilidade de um grupo misto de cientistas do Instituto Salk e do Departamento de Psiquiatria da Universidade da Califórnia e foi publicado na Molecular Psychiatry, considerada a melhor revista especializada na área da psiquiatria.
A investigação mostra como a perda de um receptor, chamado “mGluR5″, numa classe específica de neurónios inibidores, pode estar relacionado com desordens a nível do desenvolvimento neural.

Serão necessários mais estudos para confirmar de forma contundente a ligação dos receptores, mas que “tal abriria portas a eliminar, ou pelo menos minimizar deficiências comportamentais que muitas vezes afectam de forma significativa a vida dos indivíduos e a sua
normal integração na sociedade.”

Fonte:Observador

Esta É A Frase ...

Há seis meses poucos, em Portugal, ousavam contrariar abertamente o discurso sobre a mudança trazida pelos ventos do mar Egeu.. Ele era a nova Europa que despontava.

« Seis meses depois, o tema deixou de o ser. As vanguardas ficaram a tentar explicar aos seus por que razão o sonho virou um pesadelo ainda mais austeritário do que o anterior, enquanto os oportunistas fizeram o que sempre fazem: assobiaram para o ar e foram lavar as mãos, não fosse alguém perguntar-lhes alguma coisa... »

Luís Pais Antunes, J Negócios 

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

António Costa Às Arrecuas

António Costa recusa para Sampaio da Nóvoa o epíteto de "esquerdista", reclama-o como próximo de todo o PS e não só da direcção, e acha "incompreensível" que se diga que um candidato tem de vir de um partido.(Fonte:DN)

Confiança? - hoje é assim.
Amanhã? - logo se vê.

Saiba Como Extrair Metais Pesados Da Água

Produto patenteado é eficaz na remoção da água de metais que põem em risco a saúde humana e foi desenvolvido por investigadores da Universidade de Aveiro.

Parecido com pacotinhos de chá, um novo produto desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro(UA), que contém óxido de grafeno, é capaz de descontaminar água com metais tóxicos como o mercúrio.(saber mais aqui)