sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Entre O Chá E O Café, Qual Deles Traz Mais Benefícios E Qual Prejudica Mais A Saúde?

Uma boa dose matinal de cafeína é, para muitas pessoas, o motivo principal para escolher o chá ou o café. A substância funciona como óleo para o nosso motor quando ainda nos sentimos enferrujados logo de manhã.
Baseando-se apenas na sua composição, o café ganharia de longe neste quesito: uma xícara comum de café de filtro contém de 80 a 115 miligramas de cafeína, enquanto a mesma quantidade de chá tem metade da dose da substância (40 miligramas).
Mas não é exactamente isso o que conta. Um estudo conduzido pela Unilever na Grã-Bretanha descobriu que ambas as bebidas deixam seus consumidores sentindo o mesmo nível de alerta conforme as horas passam. Também foi observado que indicadores de concentração, como tempo de reacção a um estímulo, por exemplo, não apresentaram grandes diferenças entre quem tomou chá e quem tomou café.
1- Contrariando o senso comum, o chá parece oferecer o mesmo nível de alerta que o café - um empate.
2- O chá oferece muitos dos benefícios do café sem provocar noites de insónia.
3- Assim como o vinho tinto, o chá e o café são conhecidos por causar manchas amareladas nos dentes. Mas qual deles traz os piores efeitos?
Especialistas em odontologia da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, parecem concordar que os pigmentos naturais do chá tendem a aderir mais ao esmalte dos dentes do que os do café - principalmente em quem usa um enxaguante bucal contendo o antisséptico clorecidina, que atrai e se "cola" a essas partículas.
Se você busca um sorriso perfeito, o café parece ser o menor dos males.
4- Na Grã-Bretanha, é comum oferecer "um chá e um consolo" a um amigo em apuros, como se a bebida fosse um remédio para mentes angustiadas.
Já o café não goza da mesma reputação. De facto, alguns consumidores relatam sentir que seus nervos estão mais agitados. No entanto, há indícios de que o produto contribua para proteger contra distúrbios mentais a longo prazo.
5- As duas bebidas também protegem moderadamente o coração, apesar de as evidências serem ligeiramente mais favoráveis ao café. Já o chá protege mais contra uma série de tipos de cancro, por causa de seus antioxidantes. - Outro empate. As duas bebidas são surpreendentemente saudáveis
ConclusãoÉ preciso admitir que há poucos elementos que diferenciam as duas bebidas para além do gosto pessoal.
Tomando como base apenas o fato de que o chá permite uma melhor noite de sono, e considerando a importância do sono para a saúde do corpo em geral, o chá parece levar uma ligeira vantagem.(DS)

Sem comentários: