sexta-feira, 25 de março de 2016

O Significado E Os Símbolos Da Páscoa

O Significado e os Símbolos da Páscoa

O nome Páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "Pessach" (passagem
), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu. Esta libertação foi marcada pela travessia do Mar Vermelho, que se abriu para "passagem" dos filhos de Israel que Moisés conduziria para a Terra  .
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra condignamente senão na alegria.
A Páscoa, ou Pessach (passagem em hebraico) , possui três significados. Para os cristãos é um acontecimento religioso considerado pelas igrejas ligadas a essa corrente religiosa como a maior e mais importante  festa da cristandade, onde é celebrada a ressurreição de Cristo , ocorrida três dias após sua crucificação , de acordo com o Novo Testamento . 

Para os judeus, o Pessach determina o fim da escravidão de quatro séculos no Egipto.

O terceiro significado da Páscoa é pouco conhecido. Refere-se a uma festa de grupos pastores que viviam na terra de Canaã no segundo milénio antes de Cristo . No final das chuvas, entre Março e Abril, eles abandonavam as suas terras e viajavam para a região das planícies, mais férteis . A festa da Páscoa pedia protecção durante a travessia.

A palavra Páscoa não está relacionada unicamente com o significado simbólico de “passagem”, mas também pela posição da Páscoa no calendário,que segundo os cálculos se referem à última ceia.

Na tradição moderna a Páscoa é marcada pela troca de ovos de chocolate , amêndoas e folares. Alguns historiadores sugerem que muitos dos actuais símbolos ligados à Páscoa , como os ovos de chocolate , ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa são vestígios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que , posteriormente foram assumidas pelas celebrações cristãs, após a cristianização dos pagãos germânicos.

Um ritual adaptado pela Igreja Católica no começo do 10 milénio depois de Cristo que se fundiu com a festa da Páscoa , ocorria no equinócio da primavera, quando os participantes pintavam e decoravam ovos e os escondiam, enterrando-os em tocas nos campo .

Sem comentários: