segunda-feira, 20 de junho de 2016

Como Juntar Liberdade De Expressão, Mídias Sociais E Verdade (1)

1 - Lavagem Matemática
O que têm em comum a candidatura de Donald Trump nos EUA, o plebiscito para definir se a Inglaterra sai ou não da União Europeia e a queda de Dilma Rousseff no Brasil?
Como em qualquer guerra - e, em todos esses casos, os activistas de cada lado têm-se comportado como se estivessem em uma guerra real - em todos esses casos a primeira vítima foi a verdade, com o "debate político" não apenas empobrecido, mas cada vez mais baseado em notícias simplesmente falsas.
A dissimulação de informações assumiu um patamar tão significativo que os psicólogos cunharam um novo termo - "lavagem de matemática", em alusão à lavagem de dinheiro, em que criminosos usam truques para fazer o dinheiro ilegal e sujo parecer dinheiro legal e limpo.
A lavagem de matemática envolve o uso de estimativas vagas, mas expostas como previsões firmes e que, quando veiculadas por veículos jornalísticos legítimos, trazem apenas uma pequena advertência de margem de erro nas letras miúdas, advertência essa que desaparece completamente quando a estimativa vira "verdade" nas reproduções das redes sociais. Mas há também reivindicações claramente enganosas, apresentadas de maneira cativante, cuidadosamente projectadas para se espalhar mais rápido do que os esforços para desmascará-las.
DS

Sem comentários: