sexta-feira, 30 de setembro de 2016

O Veto De Marcelo

Ao diploma que permitia o acesso às contas bancárias acima de 50 mil euros

O Presidente devolve diploma ao Governo apontando uma "patente inoportunidade política", devido ao momento que banca vive. Considera que a lei vai "mais longe" que as directivas comunitárias.

Está aí o terceiro veto de Marcelo em meio ano: o Presidente da República devolveu esta sexta-feira ao Governo o diploma que permitia o acesso às contas bancárias acima de 50 mil euros, considerando que esta alteração na lei é de uma “patente inoportunidade política”, devido ao sensível processo de consolidação da banca portuguesa e à necessidade de não abalar a confiança de depositantes e investidores.

O Presidente acusa ainda o governo de ir além do que exigem as directivas comunitárias, Para Marcelo “não era imposto por nenhum compromisso externo” o alargamento do levantamento do sigilo bancário a “portugueses ou outros residentes, incluindo sem qualquer actividade fiscal ou bancária fora de Portugal“.

O chefe de Estado lembra também que o sigilo actualmente já não é intocável, pois “existem já numerosas situações em que a Autoridade Tributária e Aduaneira pode aceder a informação coberta pelo sigilo bancário, sem dependência de autorização judicial, nomeadamente quando existam indícios de prática de crime em matéria tributária, de falta de veracidade do declarado, de acréscimos de património não justificado.”

Fonte: OBSR  

2 comentários:

O Puma disse...

Marcelo assumiu que há ricos por fatalidade

Anónimo disse...

Puma:
A fatalidade é haver alguém que pense que acabando com os ricos acaba com os pobres. Não conheço nenhum país onde tivessem tentado estatizar em grande escala e os pobres tenham beneficiado de algum modo, pelo contrario, todos empobreceram. Basta portanto observar e concluir - bom senso é preciso.Tenha uma Boa Noite!