sábado, 19 de novembro de 2016

Assim Está A Acontecer: Polo Norte 20 Graus Mais Quente Que O Normal Para Esta Altura Do Ano

Algo de estranho se passa no Polo Norte: as temperaturas estão cerca de 20 graus acima do que é normal para esta altura do ano, uma fase em que a zona já entrou na noite polar e em que as temperaturas costumam mergulhar bem abaixo do zero.
Os dados são de especialistas que estudam o Ártico, como Jennifer Francis, da Universidade de Rutgers, citada pelo Washington Post. As observações do instituto meteorológico dinamarquês, acima dos 80º de latitude, apontam no mesmo sentido (os graus referido no gráfico do instituto são kelvin).

"Apesar do início da noite polar, as temperaturas perto do Polo Norte estão a aumentar. Situação extraordinária agora no Ártico", escreveu no Twitter o climatólogo Daniel Swain, da UCLA.

"As temperaturas quentes no Ártico resultam de uma combinação de níveis muito baixos e recorde da extensão de gelo para esta altura do ano, provavelmente muito fino, e [chegada de] muito ar quente/húmido de latitudes mais baixas a ser empurrado para norte por uma corrente de jato muito ondulada", explicou Jennifer Francis.
Por outro lado, as massas de ar muito frio que geralmente se concentram sobre o Polo foram empurradas para cima da Sibéria, que está a viver um outono muito frio.

Preocupante!

Sem comentários: