quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Mapa Da Tomada De Posse De Marcelo Rebelo de Sousa

... Eclipse Do Sol

Para a interpretação da Presidência em si, podemos analisar brevemente o mapa da tomada de posse de Marcelo. Para este evento, à partida, o juramento e assinatura serão as horas mais relevantes. Marcelo jurou a Constituição ás 10h11 e assinou ás 10h14. Ambos os mapas têm Ascendente Gémeos, no início desse signo.

Recordamos que nos últimos 40 anos as tomadas de posse presidenciais acontecerem sempre no dia 9 de Março, com o Sol em Peixes, o que é adequado para um cargo que requer pluralidade política e representatividade social.
Por isso, neste mapa, será mais relevante interpretar os aspetos e posições dos astros sociais.
O planeta dominante, por governar os vários astros em Peixes e Sagitário, é Júpiter em Virgem na Casa 5 e oposto ao Sol. Esta posição sugere novamente o caráter jovem mas franciscano da presidência, com tendência para recuperar elementos do passado e da História. Curiosamente, uma das pessoas que cantou na cerimónia de abertura foi Paulo de Carvalho, cuja canção foi mote da Revolução democrática de 1974.
Igualmente, esta posição sublinha uma faceta jovem, desportiva, saudável procurando as artes e a cultura. O facto de Júpiter estar em exílio sugere um estilo muito diferente e único, ainda que nem sempre compreendido.
O Sol eclipsado pela Lua na Casa 11 (embora já a desfazer) apontam para uma liderança em que o povo (Lua) é favorecido em relação aos “nobres”, ou seja, pessoas importantes. Esta casa benéfica está associada a eventos sociais, festividades grupais e espírito de comunidade, que poderá ser também um dos seus motes.
Contudo, o mapa é bastante tenso pela posição de Marte e Saturno em Sagitário na Casa 7, dos inimigos. Estas posições sugerem um mandato com muita tensão política entre os partidos e com muitos inimigos do Estado português, que podem vir de fora. Por conseguinte, embora com popularidade, não se perspetiva que seja uma magistratura tranquila, livre de polémicas ou decisões difíceis.
Estas posições dos astros maléficos estão em linha com o mapa astrológico do 25 de Abril que aponta a tendência para Portugal colocar nas mãos dos seus inimigos as suas finanças, ficando refém dos mesmos. Ou seja, é normal que a temática do orçamento, da dívida e da União Europeia versus Constituição venha a ser importante nos diversos desafios desta Presidência.
A colocação de Mercúrio em Peixes, regente do mapa, bastante debilitado chama a atenção para alguma atrapalhação na gestão destas crises políticas e na própria coerência de comunicação.
Contudo, no geral, o mapa do evento ainda que bastante tenso e desafiante fazendo esperar uma magistratura de grandes desafios políticos não anula o potencial natal de Marcelo , com condições para superá-los.

João Medeiros
Lisboa, 9 de Março de 2016 

Nota: Quer saber mais, leia aqui.

Sem comentários: