quarta-feira, 19 de abril de 2017

Asteróide Vai Passar Hoje Junto À Terra

Um asteróide de grandes dimensões vai passar hoje junto à Terra . O asteróide tem 650 metros e passará a uma distância de 4,5 vezes a da Lua. Pode ser visto com um pequeno telescópio.

O asteróide vai passar a apenas 1.8 milhões de quilómetros da Terra, anunciou a NASA. Essa distância corresponde a 4,5 vezes a distância entre o nosso planeta e a Lua. Embora não haja qualquer hipótese de o asteróide vir a embater na Terra, tranquiliza a agência espacial norte-americana, esta é uma aproximação muito grande e pouco comum para um objecto deste tamanho. A partir da noite de quarta-feira até à noite de quinta-feira, o asteróide pode ser visto a atravessar o céu nocturno com um pequeno telescópio.

2014 JO25, nome oficial do asteróide, foi descoberto em maio de 2014 e faz parte do grupo “NEO” ou “Near-Earth Objects” porque é um corpo celeste cuja trajectória se aproxima tanto da Terra que pode vir a colidir com o planeta. Análises feitas pelos astrónomos do Catalina Sky Survey em Tucson, Arizona (Estados Unidos), um projecto da NASA em parceria com a Universidade do Arizona, permitiram estudar inteiramente a trajectória do asteróide e saber que tem uma superfície duas vezes mais reflectiva do que a Lua. Mas os cientistas esperam aproveitar esta oportunidade para saber mais sobre as características físicas do asteróide.

Sem comentários: