sábado, 29 de abril de 2017

Deixar A Mente Vaguear Não É Unicamente Uma Falha Cognitiva

A imaginação pode servir como uma espécie de ensaio mental deliberado que nos permite considerar eventos futuros e resolver problemas.
[Imagem: Cortesia Tohoku University
Embora deixar a mente vaguear seja tipicamente considerado pelos cientistas como um lapso na atenção, na verdade quando nós nos deixamos levar por pensamentos, ficando absortos de uma maneira deliberada, isto  traduz-se numa maior eficácia no processamento em sistemas do cérebro envolvidos no controle cognitivo.

Isto pode explicar por que algumas pessoas beneficiam em deixar seus pensamentos correrem livres e outras não, afirma uma equipe do Instituto Max Planck para Ciências Humanas Cognitivas (Alemanha) e da Universidade de Iorque (Inglaterra).

Os exames neurológicos mostraram que, nas pessoas que intencionalmente deixam suas mentes vaguearem, duas redes neurais importantes passam a sobrepor-se de forma ampla, optimizando o funcionamento global.

Os investigadores afirmam que isso faz mais sentido do que considerar a imaginação como uma falha de atenção, já que nossos pensamentos de facto nem sempre estão presos aos acontecimentos do momento.

Embora ambas as redes afectadas estejam fortemente ligadas entre si, a rede de controle pode influenciar os nossos pensamentos, ajudando-nos a focar em nossos objectivos de uma forma mais estável. Isso pode ser visto como evidência de que nosso controle mental não é prejudicado quando deixamos a nossa mente vagar deliberadamente, defende a equipe.
"Soltar a mente não deve ser considerado apenas como algo perturbador. Se você é capaz de controlar isso até certo ponto, ou seja, suprimi-lo quando necessário, e deixá-lo correr livre quando possível, então você pode aproveitá-lo ao máximo," disse Golchert.

Sem comentários: