terça-feira, 11 de julho de 2017

A Realidade Não Mudou Moveu-se Apenas Para Mostrar A Extrema vulnerabilidade De Um " Fenómeno Mediático"

A verdadeira “realidade”, em política, consiste apenas em “fenómenos mediáticos”. No “estado da nação”, conta menos como a nação verdadeiramente “está”, do que como a nação se “sente”. E o sentimento da nação, segundo a teoria, é algo que pode ser manipulado. A política, em suma, é sobretudo “comunicação e gestão política”.

Este tipo de governação não começou com Costa. Mas para um primeiro-ministro que perdeu as eleições e para um partido europeísta amparado em partidos anti-europeístas, que outra coisa há para fazer, senão saciar clientelas e controlar a “opinião” (primeiras páginas, aberturas de telejornais, redes sociais)? Daí a precipitação do Ministério da Administração Interna ao publicitar sondagens no site oficial: é tudo o que importa. Daí, também, a resistência de Costa à demissão dos ministros: como todos os fracos, não pode mostrar fraqueza.

A realidade não mudou: moveu-se apenas o suficiente para revelar a extrema vulnerabilidade de um “fenómeno mediático” que nunca teve outro fim senão salvar, a qualquer custo, as carreiras de uns quantos oligarcas.

(excertos do artigo de Rui Ramos no OBSR )

Sem comentários: