quarta-feira, 12 de julho de 2017

Que Tipo De Fotografo De Selfie É Você? - Descubra ...

Além do narcisismo

Você faz. Seu pai, mãe, irmãos e amigos provavelmente também fazem. Líderes mundiais e artistas fazem isso - embora alguns sejam melhores do que outros.
Mas por que tanta gente aderiu à mania de tirar autorretratos - as famosas selfies?
Assim que a mania surgiu, os psicólogos sacaram rápido a resposta que parecia mais à mão, provavelmente a mais simples: narcisismo
Mas, aos poucos, ficou claro que a motivação para tirar selfies geralmente vai além da auto-obsessão ou do exibicionismo.
"É importante reconhecer que nem todo mundo é um narcisista," defende Steven Holiday, da Universidade Brigham Young (EUA).

Tipos de autofotógrafos

Depois de analisar os resultados de pesquisas e entrevistas, Holiday e seus colegas identificaram três categorias de tiradores de selfie: os comunicadores, os autobiógrafos e os autodivulgadores.

Os comunicadores usam as selfies principalmente para envolver seus amigos, familiares ou seguidores em uma conversa: "O negócio deles é a comunicação bidirecional," explicou Maureen Elinzano, coautora da pesquisa. O que quer que façam, registram para tentar levar seus amigos a fazer o mesmo ou a discutir algum assunto.

Os autobiógrafos usam as selfies como uma ferramenta para registrar eventos importantes em suas vidas e preservar memórias significativas. E, embora as pessoas neste grupo gostem que outros vejam suas fotos, elas não estão necessariamente buscando o feedback e o envolvimento que os comunicadores buscam.


Os autodivulgadores se congregam no menor dos três grupos. "São as pessoas que amam documentar suas vidas inteiras", disse Harper Anderson, coautor da pesquisa. "E, ao documentar e compartilhar suas vidas, elas esperam apresentar a si mesmas e as suas histórias sob um aspecto positivo." Este é o grupo que melhor se encaixa no estereótipo do narcisista, ainda que os narcisistas verdadeiros possam ser apenas uma parte dele.

Expressão e história
Entender os motivos das pessoas para tirar selfies, pode ser valioso porque "daqui a muitos anos, a história visual da nossa sociedade vai ser em grande parte composta de selfies. Descobrir por que as pessoas fazem isso contribui muito para a discussão sobre as selfies e a comunicação visual em geral," finalizou Matt Lewis.(Fonte: DS ) 
Nota: Está encontrada uma justificação para certos surpreendentes comportamentos ...  Ou Não? 

Sem comentários: