domingo, 5 de novembro de 2017

Com As Manobras Em Curso Envolvendo A Tv, CP, E Produção De Conteúdos, As Nossas Liberdades, O Pluralismo Da Sociedade E A Decência Da Nossa Democracia Estão Em Causa

Estão em curso grandes manobras que envolvem as televisões, os canais privados e a produção de conteúdos. Com as televisões, vão as rádios, provavelmente jornais e agências noticiosas. Sem falar da net, dos grandes portais e das redes. As nossas liberdades, o pluralismo da sociedade e a decência da nossa democracia estão em causa. A PT, que com este ou outro nome já se viu envolvida em várias histórias de assombrar, está outra vez a tentar comprar, integrar e talvez vender! Observou a RTP, olhou para a SIC e fixou-se na TVI.

 O governo tem receio de se exprimir, tem medo de defender os interesses públicos, não sabe como zelar pelas liberdades, não consegue encontrar maneira de explicitar a sua opinião e de pôr em prática uma política.


O PCP e o Bloco querem nacionalizar. Estão convencidos de que o poder nunca é excessivo se for político, do Estado e deles. Já se for de empresas privadas, muitas ou poucas, é sempre abusivo e perigoso. Com estas opiniões não se vai muito longe. O PSD e o CDS querem que esses sectores sejam privados e fonte de negócio. Assim, adianta-se pouco. O PS é mais complexo. Ou antes, mais complicado. Porque já quis tudo e as suas variedades, todas as hipóteses e os seus contrários. Favoreceu e combateu a privatização, desejou e contrariou o monopólio de Estado, impediu e ajudou à concentração vertical e horizontal. Tudo depende do dia, do ano, do chefe e para onde está virado.


A Anacom chama a atenção para os perigos, diz que não mas que também, não inviabiliza o negócio nem o aprova.


A Autoridade da Concorrência, que vai ter de aprovar ou proibir, foge como pode.


A ERC é a mais patética. não sendo a favor favorece e não sendo aprovação aprova! 

O Parlamento empurra. A aliança do governo não tem pressa, pois os seus membros já perceberam que haverá divergências entre os três.


O governo foge e esconde-se.

Mas lá que há perigos para a liberdade...

(excertos do artigo de António Barreto, hoje no DN)

Sem comentários: