sábado, 6 de janeiro de 2018

A Proposta Mais Estúpida Do Mundo

A proposta apresentada por deputados socialistas, a propósito do alojamento local, é um exemplo vivo de que o disparate não conhece limites.
Fazer depender esta atividade da aprovação da Assembleia de Condomínio representa o maior grito de insensatez de que tenho memória. Não conheço os deputados autores do projeto, mas, pela enormidade do que apresentam neste documento, parecem não ter qualquer ligação ao tempo atual, nem à realidade do século XXI. Confesso que a primeira pergunta que me assolou foi: de onde veio esta gente?
Colocam em risco uma atividade que alavanca toda a economia, passará a ser refém das invejas e das intrigas da má vizinhança.
Atualmente, o alojamento local gera, para a economia de Lisboa, qualquer coisa como seis mil milhões de euros, seis vezes mais do que a Autoeuropa. Foi o setor que mais contribuiu para a criação de emprego.
São milhares de pessoas que estão em causa. São os pequenos empreendedores que criaram o seu próprio emprego, desde os Tuk-Tuk às centenas de restaurantes, passando pelas empresas de limpeza, pelos técnicos de manutenção, eletricistas, canalizadores, carpinteiros, decoradores, engomadoras, guias turísticos, etc…
Estamos a falar de pessoas que entraram na vida ativa porque o turismo gerado pelo alojamento local criou uma “nova economia”. Uma economia que os acolheu, depois de terem sido excluídos pelos modelos ortodoxos, pela economia estatizante dos sindicatos que, para garantir cada vez mais direitos a quem já tem emprego, deixou de fora os jovens e as pessoas de meia idade.(ler artigo completo)

2 comentários:

Anónimo disse...

Opinião de quem não co-habita com Alojamento Local ou tem rendimentos de AL em outro local.

mfm disse...

A opinião manifestada no artigo acima tem o meu acordo exactamente pelos motivos explícitos. É possível que por vezes surja algum incómodo para os outros residentes num mesmo prédio, mas isso acontece muitas vezes com os próprios. Num caso ou noutro há sempre maneira de fazer respeitar os direitos de quem habita um espaço comum.
Farta de imposições - a vida diária está um sufoco. Bom resto de fim de semana!