terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Ainda Estamos Em Democracia, Embora Parecendo Caminharmos Para Um Partido Único ...

Depois de viver durante quase meio século num sistema autoritário de partido único, Portugal corre, agora, o risco de , Embora se transformar numa democracia de partido único, com o Partido Socialista a parecer querer eternizar-se no poder, atirando o Partido Social Democrata para a missão de simples muleta dos socialistas.
O PSD que, tradicionalmente, figurava como ator decisivo do sistema político rotativo em Portugal, estará, pois, pelo menos nos tempos mais próximos, arredado da liderança do país, restando-lhe optar entre ser oposição à esquerda ou muleta do PS. Fica por saber qual a capacidade de aguentar um líder que promete, sem poder cumprir, que “joga apenas para o segundo lugar”, por não ter possibilidade de disputar o primeiro, ainda que vença o campeonato.
Em política, o que hoje é verdade amanhã é mentira, mas Portugal corre o risco, nos próximos anos, de viver numa democracia de partido único, estando a mercê do taticismo político de António Costa e seus correligionários.
O tempo das maiorias relativas ficou definitivamente para trás, com o PS a ser responsável por esta alteração estrutural do sistema político nacional.(ler artigo na totalidade)

Sem comentários: