segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Centeno Avalia Centeno


Como presidente do Eurogrupo, Centeno tem de zelar pelo cumprimento das regras comunitárias, acordadas por todos os países do euro, que ajudem a reforçar o conjunto dos Estados da moeda única.

Mas nem tudo será fácil, na reunião. Portugal é um dos 12 países que estão na mira da Comissão Europeia por desequilíbrios macroeconómicos. Na reunião desta segunda-feira, um dos pontos que estará em cima da mesa — porque também fez parte da sétima avaliação pós programa de ajustamento — será precisamente avaliar os progressos, e as dificuldades, que Portugal tem revelado na resolução desses desequilíbrios.
É certo que não é Centeno quem representa a Comissão, mas como presidente e representante do grupo dos países da moeda única deverá defender a implementação das reformas estruturais necessárias para estabilizar o país, um objetivo que favorece toda a união económica. Estes são os avisos que Centeno terá de fazer a si mesmo.
Orçamento do Estado para 2018 não convence
Faltam reformas no mercado de trabalho
Mantém-se um elevado stock de malparado
Hospitais continuam a acumular dívida
Falta uma abordagem sistemática às empresas públicas
Melhorias no sistema judicial e menos barreiras à concorrência

Nota:“Se um dia Mário Centeno, que eu considero muito competente, se tornar presidente do Eurogrupo, deve saber que provavelmente vai ter de assumir por vezes alguma distância da sua atual função” — o aviso já tem seis meses, mas é de Pierre Moscovici, que estará hoje diligentemente sentado à mesma mesa do ministro das Finanças português, a representar a voz da Comissão Europeia na avaliação a Portugal.

Sem comentários: