terça-feira, 17 de julho de 2018

Trapalhadas E Mais Trapalhadas. De Ontem E De Hoje. Como Será Amanhã?

1- Azeredo Lopes tudo faz para se agarrar ao poder, ao passo que Trump continua envergonhar a América que se propôs voltar a engrandecer. Um circo, portanto.

Hoje, terça-feira, haverá reunião da Comissão Parlamentar de Defesa. Esta reunião inclui a audição de Azeredo Lopes, estando na agenda o inacreditável dossier Tancos. Nunca será demais lembrar que Azeredo Lopes se tinha comprometido a entregar este dossier ao Parlamento até ao final de Fevereiro passado. O Expresso explicou agora, e com estrondo, o silêncio incapaz de Azeredo Lopes.
O país habituou-se a um Ministro da Defesa patusco, fértil em tiradas apatetadas e hábil em agarrar-se a quem manda. Numa altura me que a Saúde entrou em colapso, a educação segue sem rumo conhecido e as promessas de reposição não chegam, as enormes dificuldades e incertezas que os portugueses sentem no seu dia-a-dia distraem de matérias da maior relevância, como é o caso da Defesa Nacional. Entre as agruras que Centeno inflige, até se poderão rir com Azeredo Lopes e os seus números, mas é muitíssimo mais grave que isso.
2-Há em Portugal uma enorme confusão sobre a política americana. Um sector significativo da direita tende a defender os republicanos, porque estes se encontram mais à direita no espectro americano, enquanto o grosso da esquerda que não abomina os Estados Unidos tout court se mostra apologética dos democratas. Os únicos pontos reais de contacto são algumas das políticas de costumes, fora isso, o Partido Democrata está muito à direita do CDS nas matérias essenciais de governação, enquanto o Partido Republicano não tem paralelo na sociedade portuguesa.
A visita de Trump ao Reino Unido não só envergonhou os recalcitrantes que o apoiam, como, mais uma vez, envergonhou a América que se propôs voltar a engrandecer. Não foi apenas a imposição da boçalidade onde a etiqueta se exige, foi muitíssimo mais, foi a ingerência inadmissível que só se tolera aos inimputáveis. (ler aqui artigo completo)

Sem comentários: