sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Esta É A Frase

Marine Le Pen já não vem ao Web Summit, portanto, tudo está bem quando acaba bem, certo? Errado. Este é um daqueles episódios em que tudo está mal, desde logo o convite a um líder político nacionalista para uma cimeira da globalização, mas também o ‘desconvite’ por causa da pressão das redes sociais.

António Costa, ECO

Paddy Cosgrave, o fundador do Web Summit, decidiu convidar Le Pen para o evento deste ano. Porquê? Num longo texto nas redes sociais, afirmou: Porque vê uma Europa onde “políticos extremistas”, que a seu ver são “detestáveis”, estão a ser eleitos. “Há uma necessidade palpável de debate e discussão sobre este fenómeno, as suas causas e o papel que a tecnologia está a desempenhar”, considerou. “O Web Summit é um fórum para o debate e discussão de muitos pontos de vista, e não uma plataforma política para um só ponto de vista”, salientou, chegando a comparar o convite dirigido a Marine Le Pen com a vinda de sindicalistas a edições anteriores do Web Summit.
A comparação pode parecer excessiva, mas não é. O que distingue a agenda política de Le Pen com a dos comunistas, do Bloco de Esquerda e de outros movimentos de extrema-esquerda na Europa? Pouco ou nada, porque os extremos tocam-se. É evidente que o convite é completamente despropositado e simplesmente não deveria ter sido feito. Porque não estão em causa apenas diferenças de opiniões, mas a discussão com alguém que quer mesmo acabar com o espírito Web Summit na Europa e no mundo (leia-se o espírito de quem lá vai, porque dos organizadores, já se viu, a coisa é um pouco diferente…) (ler aqui artigo completo)

Sem comentários: