segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Estas São As Frases

«Não se compreende o verdadeiro comportamento errático que o Presidente está a ter desde há várias semanas. Mais do que uma muleta do Governo de António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa tem sido uma espécie de cúmplice ativo da governação socialista — esquecendo completamente as expectativas que a sua base eleitoral de apoio tem em relação ao seu papel.»

Luís Rosa, OBSR

«Em Portugal, os impostos directos, indirectos e descontos para a segurança social têm subido sempre e representam hoje 48% do que os portugueses ganham. É uma situação sem justificação económica»

Alexandre Patrício Gouveia, OBSR

Não restam hoje dúvidas que o principal erro de política económica após a entrada na Zona Euro foi o de entender que a melhor forma de promover o crescimento económico estava no aumento da despesa pública, deixando para um plano secundário o aumento da produtividade das empresas e da economia, o aumento do investimento empresarial ou o crescimento das exportações. Esta política económica fez com que Portugal tenha tido um crescimento zero, entre 1999 e 2011. Esta política económica, por ser errada e inviável, levou a que um governo do PS tenha, em 2011, solicitado ajuda aos credores externos, reconhecendo simultaneamente a necessidade de se reduzir a despesa pública e Não restam hoje dúvidas que o principal erro de política económica após a entrada na Zona Euro foi o de entender que a melhor forma de promover o crescimento económico estava no aumento da despesa pública, deixando para um plano secundário o aumento da produtividade das empresas e da economia, o aumento do investimento empresarial ou o crescimento das exportações. Esta política económica fez com que Portugal tenha tido um crescimento zero, entre 1999 e 2011. Esta política económica, por ser errada e inviável, levou a que um governo do PS tenha, em 2011, solicitado ajuda aos credores externos, reconhecendo simultaneamente a necessidade de se reduzir a despesa pública e de se estimular a produtividade na economia.
 de se estimular a produtividade na economia.
Seria assim lícito esperar que o primeiro objectivo do actual Governo fosse o de evitar a repetição de uma política errada. Contudo e desde que tomou posse, o actual Governo referiu que a sua política económica se caracterizaria pela promoção do consumo, nomeadamente através do aumento das despesas públicas, como forma de estimular a procura interna e o crescimento do PIB.

«Ao optar por aumentos salariais, o governo decidiu manter o sufoco sobre os serviços públicos. Daqui a alguns anos, talvez se perceba a ironia de ter sido a geringonça a sacrificar o Estado Social.»

Alexandre Homem de Cristo

Sem comentários: