terça-feira, 2 de outubro de 2018

Prémio Nobel Da Física 2018: É Sobre "Ferramentas Feitas De Luz"

Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland foram distinguidos com o prémio Nobel da Física 2018 pelo trabalho com ferramentas de luz. Há 55 anos que não havia uma investigadora premiada.

O prémio deste ano é sobre ferramentas feitas de luz”, anunciou Goran K. Hansson, secretário-geral da Real Academia Sueca das Ciências. Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland foram os três investigadores distinguidos com o prémio Nobel da Física 2018 pelas invenções feitas na área da Física dos lasers. Estes trabalhos, embora distinguidos na Física, são transversais e têm aplicações práticas em muitas outras áreas de investigação, incluindo na Química, Biologia e Medicina.


Arthur Ashkin, que fazia investigação no Laboratórios Bell (Estados Unidos), recebeu o prémio por trabalho desenvolvido com “pinças óticas e a sua aplicação aos sistemas biológicos”. Gérard Mourou, professor na (Palaiseau, França), e Donna Strickland, investigadora na Universidade de Waterloo (Canadá), receberam o Nobel pelo desenvolvimento do “método para gerar lasers óticos de ultra-curtos e de alta intensidade”.
Donna Strickland foi a primeira mulher a receber o Nobel da Física nos últimos 55 anos. Uma das três que receberam o prémio desde 1901. A investigadora canadiense era aluna de doutoramento do investigador francês Gérard Mourou na altura da descoberta. O trabalho que desenvolveram acabou por dar origem às cirurgias laser aos olhos.
Fonte: OBSR

Sem comentários: