quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Adoro Violetas-De-Cheiro

A violeta é introvertida e a sua introspeção é profunda.
Dizem que se esconde por modéstia. Não é.
Esconde-se para poder captar o próprio segredo.
Seu quase-não-perfume é glória abafada
mas exige da gente que o busque.
Não grita nunca seu perfume.
Violeta diz levezas que não se podem dizer.

Clarice Lispector


Nota: A Viola odorata ou Violeta-de-Cheiro, na tradição de vários povos, credita-se a esta flor alguns poderes mágicos: dizem que a pessoa que colher a primeira violeta que se abrir na primavera, atrairá o verdadeiro amor; o seu perfume é considerado um óptimo afrodisíaco, além disso, essa violeta era usada como ingrediente na preparações de antigas "poções do amor".

Antigamente em Portugal era comum encontrar floristas de rua, que unicamente vendiam em graciosos e pequeninos bouquets, aos homens que as entregavam ao seu amor; hoje ainda é possível encontrar uma ou outra florista que as venda mas devido à sua raridade são exorbitantemente caras.
Existem naturalmente em três cores, violeta em varias intensidades (a mais comum), rosa (difícil de encontrar) e branca (verdadeiramente rara), dizendo-se em lenda que quem encontrasse naturalmente uma violeta branca encontraria nesse ano a sua alma gémea.


Quando eu era criança, o meu pai ao sábado ia à praça e trazia sempre um ramo de flores para a minha mãe, ou um pequeno ramo de  violetas que ela usava na gola dos casacos quando saia.


A Violeta é tema de um dos tangos mais conhecidos, tornado famoso na voz de Sarita Montiel, no filme La Violetera. 

Sem comentários: