terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Os Cientistas Subavaliaram A Previsão Sobre O Aquecimento Global

Os cientistas que estudam as alterações climáticas falharam (...) quando há um quarto de século previram as consequências do aquecimento global, que se estão a revelar mais graves do que calculado, concluem investigadores citados pela Associated Press.
Falharam na deteção do aumento acentuado da gravidade que estão a assumir os fogos florestais, as secas, as chuvas e as tempestades. Falharam na quantificação do degelo na Antártida Ocidental e na Groenlândia e no seu contributo para a subida do nível do mar. Falharam ainda na identificação de uma miríade de problemas de saúde pública e de questões de segurança internacional.
O consenso científico atual é de que as consequências do aquecimento global  estão a ser mais rápidas,mais extensas e francamente muito piores do que se pensariam vir a ser.
NotaA concretização do objetivo de limitar o aquecimento do planeta a 1,5 graus Celsius salvaria a maior parte das espécies animais e vegetais das consequências das alterações climáticas, conclui um estudo divulgado em  17-5-2018
O trabalho liderado por investigadores da universidade de East Anglia, no Reino Unido, revela que limitar a subida da temperatura global ao valor fixado pelo Acordo de Paris sobre combate ao aquecimento global, firmado em 2015, iria evitar metade dos riscos associados a um aquecimento de 2ºC para plantas e animais e dois terços dos riscos para os insetos.
Os benefícios de uma subida da temperatura limitada a 1,5ºC iriam sentir-se nas espécies em todo o mundo, mas especialmente naquelas do sul de África, Amazonas, Europa e Austrália.
Para os cientistas que colaboraram na pesquisa, publicada esta quinta-feira, na revista "Science", diminuir o risco para os insetos é particularmente relevante já que são essenciais para "serviços do ecossistema", como a polinização de sementes e flores, e são uma parte da cadeia alimentar de aves e outros animais, sendo, portanto, decisivos para os seres humanos.
Num estudo separado, Guy Midgley, especialista em alterações climáticas e seu impacto na biodiversidade, aponta no mesmo sentido ao referir que "o aquecimento em mais de 2ºC vai levar o mundo para uma situação que não acontece há vários milhões de anos. (Fonte:JN)

Sem comentários: