quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Para Inovar Precisamos De Liberdade

Quando se aproxima um novo ano, e com ele um novo período eleitoral, veremos se os protagonistas deste nosso tempo e espaço, destacam os valores que importa ter presentes no caminho a trilhar, se ousam acelerar as reformas que tardam a surtir efeitos em diversas áreas governativas, se contribuem decisivamente para as transformações a consolidar.

A propósito da publicação recente do Industrial R&D Scoreboard 2018, verificamos que apenas quatro empresas portuguesas (EDP, BIAL, CGD e Caixa de Crédito Agrícola) se encontram referenciadas.

É caso para perguntar: porque não aparecem na lista os principais grupos económicos portugueses? Porque é que as empresas portuguesas não investem em I&D como as empresas homólogas de outros países europeus? Qual a agenda de I&D e de Inovação que têm para os próximos anos? Como preveem utilizar os recursos e fundos disponíveis, partilhando o risco e aproveitando as medidas de apoio nacionais e europeias?
Como pode então Portugal ser um país mais desenvolvido, mais inovador, mais competitivo? Como pode então Portugal garantir mais emprego qualificado, gerando oportunidades atrativas?
Hoje, socorrendo-me das telas de Magritte, num céu onde o sol e a lua se encontram, a originalidade, a criatividade e a diferença valem. Todos aqueles que rompem com o “conhecido”, que geram novas soluções, que aceitam outras ideias, que abrem as janelas  do seu pensamento, são indispensáveis à transformação do modelo de sociedade em que vivemos. Não os podem silenciar eternamente. Nem mesmo quando tentam travá-los. E para inovar, precisamos de liberdade.
Valem mais. E é por isso que este debate sobre um compromisso com a Inovação até 2030 continua a ser determinante quando se pensa Portugal e o seu Futuro 
(Excertos do artigo de Isabel Caetano, J Económico)

Sem comentários: