terça-feira, 24 de setembro de 2019

Esta É A Frase

«Este Governo não é um caso de sucesso. Portugal cresceu muito menos do que deveria. E o que cresceu não foi graças ao Governo, foi apesar do Governo.»

Nuno Santos Fernandes

Parece o tão famoso milagre das rosas, ou agora dos rosas. Mas, infelizmente, é só um truque de ilusionismo de terceira categoria.

Em cima de uma conjuntura que não podia ser mais favorável e suportado nas poucas reformas implementadas durante a Troika, António Costa usou toda a margem orçamental para satisfazer clientelas, enquanto o seu ilusionista Centeno mantinha supostas contas certas por via de cativações brutais.

Ou seja, em cima de um enorme aumento de impostos, tivemos um ainda maior aumento de impostos acompanhado pelo estrangulamento dos serviços e investimento públicos a uma escala brutal. Mas como é possível que a ilusão se mantenha? Como é que ninguém grita que o rei vai nu?
Muito simplesmente porque António Costa ao satisfazer as clientelas mais vocais e activas, comprou o seu silêncio. Com o PCP/CGTP e o Bloco no bolso, tem as ruas e os canais de comunicação social desimpedidos de barulho incómodo. Com duas ou três flores anestesiou funcionários públicos e pensionistas. E a quem não comprou o silêncio, amordaçou, como se vê com os enfermeiros, os condutores de pesados ou com jornalistas que incomodam. Como alguém uma vez declarou: quem se mete com o PS, leva. E simultaneamente apresenta supostas contas certas a Bruxelas, que na verdade também simula, pois deseja a conveniência em exibir um caso de sucesso para poder atribuir à sua intervenção.
Este Governo não é um caso de sucesso. Portugal cresceu muito menos do que deveria. E o que cresceu não foi graças ao Governo, foi apesar do Governo. Continuamos a deslizar assustadoramente para a cauda da Europa com crescimentos muito abaixo dos países com quem nos podemos comparar – desde 2016 já fomos ultrapassados pela Estónia, pela Lituânia e pela Eslováquia.(continuar a ler)

Sem comentários: