quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Estamos Em Emergência Climática, Avisam Os Cientistas

Mais de 11 mil cientistas de 153 países subscreveram um artigo no qual sugerem ações concretas em seis etapas de modo a que a humanidade evite consequências catastróficas. Estamos em emergência climática, avisam.

É um novo alerta que se faz ouvir bem alto. E, desta vez, é a comunidade científica que levanta a voz para "acordar" a humanidade em defesa do ambiente. Vivemos num estado de emergência climática e é preciso aumentar os esforços para combater as alterações climáticas de modo a evitar um "sofrimento incalculável".

Quem avisa são os mais de 11 mil cientistas de 153 países que subscreveram um artigo no qual destacam a urgência de tomar medidas perante aquilo que confirmam ser a emergência climática que o planeta Terra está a viver.

É uma verdadeira Aliança dos Cientistas do Mundo, como se lê no documento. Mas não se ficam pelo alerta. Propõem medidas concretas em seis etapas de modo a evitar consequências catastróficas.

"Para garantir um futuro sustentável, temos de mudar a maneira como vivemos", avisam os cientistas  

Os especialistas avisam que é preciso um substancial aumento nos esforços para evitar o "sofrimento incalculável" que a humanidade pode enfrentar caso não haja uma mudança do estilo de vida


"Para garantir um futuro sustentável, temos de mudar a maneira como vivemos"lê-se no artigo. E a mudança pode começar a surgir com a resposta à declaração e aviso dos cientistas de que estamos atualmente a viver um estado de emergência climática.

Dizem ter a "obrigação moral" de "alertar a humanidade para ameaças existenciais" e, nesse sentido, consideram que a mudança de estilo de vida "implica grandes transformações na forma como nossa sociedade global funciona e interage com os ecossistemas naturais".

Alertas dos cientistas têm 40 anos. "Continuamos a viver como se nada fosse"
(continuar a ler)

1 comentário:

Anónimo disse...

Cientistas de várias gerações que aprenderam a escrever nos exames, não o que pensam, mas o que o professor quer, senão chumbam. Simplesmente.
Cientistas mergulhados em hierarquias em que para sobreviverem, como tal e para terem pão prá boca, têm que confirmar "his master voice". A vida custa, a todos.
Só quem não conhece os meios ditos académicos aceita sem pensar estes "subscreveres".
Com financiamento adequado aparecem 11 mil cientistas de 153 países, ou mais, a subscreveram exactamente o contrário.