sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Esta É A Frase

«Se levarem a sua por diante, acabarão por destruir o sector e por lançar o mercado de arrendamento, a construção civil e a banca que os suporta de novo no caos. Será muito provavelmente por aí que a próxima crise terá início, se é que não começou já.»

Rui Albuquerque,OBSR

Nos últimos cento e vinte anos, o nosso exemplo mais extremo, com consequências mais dramáticas para todo o país, talvez tenha sido o congelamento dos preços das rendas dos imóveis, política, dita social, que se iniciou na Iª República, que foi mantida por Salazar e ampliada pelo regime democrático. Em resultado disso, o mercado de arrendamento quase desapareceu, porque ninguém investia onde se sabia que não se podia ganhar dinheiro, e os senhorios deixaram de dispor de capital para reformarem os seus imóveis, tendo as nossas cidades ficado num desolador estado de destruição. Pelo contrário, assim que o governo de Passos e da troika liberalizou o sector, o imobiliário rapidamente se transformou num dos principais polos de crescimento económico e as grandes cidades portuguesas renasceram do descalabro a que medidas erradas as tinham condenado durante décadas.

A economia tem regras empíricas que nos ensinam o que nunca deveremos fazer, se não a quisermos danificar e, com isso, prejudicar seriamente a vida de milhões de pessoas. Entre elas, a fixação governamental dos preços de mercado, que devem ser sempre determinados pelo livre jogo da oferta e da procura, isto é, por aqueles que são os diretos interessados em vender e comprar. (ler texto completo)

Sem comentários: