sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Há Várias Pessoas Que Ainda Não Perceberam A Natureza Da Besta

 Há várias pessoas que ainda não perceberam a naturez
a da besta. É um vírus bastante intolerante com qualquer hesitação na sua abordagem e que ‘come’ o sistema de saúde. O problema da Covid-19 é que é absurdamente exigente em termos de recursos. Deixa de haver capacidade de termos tantos cuidados intensivos para a atividade programada”, apontou, lembrando que não se trata de uma gripe.

Bernardo Mateiro Gomes, OBSR

O médico frisou ainda que, em relação ao aumento do número de camas em cuidados intensivos anunciado pelo ministério da Saúde serão necessários também profissionais. “Não bastam camas, é preciso profissionais e não se treinam intensivistas, seja ele médico ou enfermeiro, de um dia para o outro. É preciso tempo, são meses de treino para que as pessoas possam estar ao nível para terem um máximo de resposta”, frisou.

Médico especialista em Saúde Pública, Bernardo Mateiro Gomes, reconheceu um “grau de exaustão claro no terreno” e em situações como aquela que se viveu em Paços de Ferreira — com o número de doentes infetados a escalar rapidamente — e a impossibilidade de as equipas de Saúde Pública ou médicos de Medicina Geral e Familiar fazerem o acompanhamento de todos os infetados ou contactos de maior risco. Além das camas de cuidados intensivos, destaca a necessidade de formar recursos intensivistas, formação essa que “demora meses”.

Sem comentários: