sexta-feira, 29 de abril de 2022

A Terra Está Em Risco De Viver Extinção Em Massa Nos Oceanos


Um estudo publicado na Science reforça um alerta dos cientistas para o risco de a Terra enfrentar uma nova extinção em massa. Desta vez, o aviso é especialmente dedicado aos oceanos.

A Terra está em risco de assistir a uma nova extinção em massa, depois da vivida no Cretácico, há 65 milhões de anos, desta vez nos oceanos, alertam cientistas, num estudo publicado na revista Science. Desta vez, sublinham os investigadores, é o ser humano que representa a maior ameaça à vida terrestre.

Se as alterações climáticas não tiverem uma resposta drástica e rápida, os gases com efeito de estufa que aquecem os oceanos e lhe consomem o oxigénio, acrescidos da destruição dos “habitats”, a pesa excessiva e a poluição costeira, vão acabar com a vida marinha. No artigo, assinado por uma equipa de cientistas das universidades de Washington e Princeton, recorda-se que a emissão de grandes quantidades de gases com efeito de estufa está a alterar de forma radical o sistema climático terrestre e a ameaçar muitas espécies.    (continuar a ler aqui)


Sem comentários: