quarta-feira, 8 de junho de 2022

A Frase (118)

Vamos agora para o campo da Justiça, onde há um juiz que tudo pode fazer. São tantas as decisões erradas que toma e que têm de que ser emendadas depois nos tribunais superiores que levariam qualquer trabalhador a ser dispensado por um empregador privado. Só o estatuto de funcionário público quase imune e o enorme corporativismo que afeta o Conselho Superior de Magistratura (CSM) e a avaliação dos juízes permitem que se mantenha em funções.       (Vítor Rainho, Ji)  

Mas, finalmente, parece que o CSM vai investigar o juiz Ivo Rosa por ter revogado decisões tomadas pelo colega Carlos Alexandre em processos de inquérito e que a aplicação de uma pena disciplinar “é muito provável”, pois as decisões de Ivo Rosa constituíram uma “interferência ilegítima na atividade jurisdicional de outro magistrado” e, logo, “uma ilegalidade. Finalmente! É caso para dizer que mais vale tarde do que nunca.

Não acredito que no mundo exista um caso semelhante, se excluirmos o Brasil, onde a Justiça se confunde com as vontades políticas. Olhando para o caso do juiz Ivo Rosa, alguém tem de explicar como é possível um funcionário ser sistematicamente corrigido. Ou será que a Justiça não é cega e depende do olhar de cada juiz? 

Sem comentários: