segunda-feira, 31 de outubro de 2022

A Consciência É Inconsciente - Propõem Os Cientistas


 Consciència Inconsciente

A consciência é a sua apreensão de si mesmo e do mundo ao seu redor. Essa consciência é subjetiva e única .

É claro que uma definição assim tão ligeira está longe de agradar a todos, existindo uma série de teorias científicas sobre a consciência.

E acaba de nascer mais uma, uma nova teoria da consciência que traz um elemento inusitado: Uma conexão entre a consciência e a inconsciência.

E, se soa um tanto estranho, a teoria consegue dar uma ampla explicação de por que a consciência se desenvolveu, para que ela serve, quais distúrbios a afetam e por que fazer dieta (e resistir a outros impulsos) é tão difícil.

"O que é completamente novo nesta teoria é que ela sugere que não percebemos o mundo, não tomamos decisões e nem realizamos ações diretamente. Em vez disso, fazemos todas essas coisas inconscientemente e então - cerca de meio segundo depois - lembramos conscientemente de tê-las feito," explicou Andrew Budson, professor de neurologia da Universidade de Boston (EUA), que elaborou a teoria com seus colegas Kenneth Richman e Elizabeth Kensinger.

Velocidade da consciência

O trio de neurologistas explica que desenvolveu esta nova teoria para explicar uma série de fenômenos que não podem ser facilmente entendidos com as demais teorias da consciência.

"Nós sabíamos que os processos conscientes são simplesmente muito lentos para se envolver ativamente na música, nos esportes e em outras atividades, onde são necessários reflexos de frações de segundo. Mas, se a consciência não está envolvida nesses processos, então precisamos de uma explicação melhor de o que a consciência faz," disse Budson.

Segundo os pesquisadores, essa teoria é importante porque explica que todas as nossas decisões e ações são feitas inconscientemente, embora nos iludamos acreditando que as fizemos conscientemente. Então, podemos dizer a nós mesmos, vamos tomar apenas uma colher de sorvete e, a próxima coisa que sabemos, o recipiente está vazio - porque nossa mente consciente não está controlando nossas ações.

"Mesmo nossos pensamentos geralmente não estão sob nosso controle consciente. Essa falta de controle é o motivo pelo qual podemos ter dificuldade em parar um fluxo de pensamentos que passam pela nossa cabeça enquanto tentamos dormir, e também porque a atenção plena é difícil," acrescentou o neurologista.

Explicação para quase tudo?

Os três cientistas testaram sua nova teoria em relação a vários distúrbios neurológicos, psiquiátricos e de desenvolvimento, como distúrbios da consciência, incluindo a doença de Alzheimer e outras demências, delírio, enxaqueca, esquizofrenia, transtorno dissociativo de identidade, certos tipos de autismo e outros.

Eles também fornecem um roteiro sobre como médicos, educadores e pessoas em geral podem melhorar seu comportamento e ganhar conhecimento, usando métodos clínicos e de ensino que podem ser eficazes na formação do cérebro inconsciente e da mente consciente.

Segundo eles, sua teoria pode permitir que os pacientes melhorem comportamentos problemáticos, como comer demais, nos ajudar a entender as maneiras pelas quais as estruturas cerebrais servem como suporte para a memória e até fornecer introvisões sobre questões filosóficas, como o livre arbítrio e a responsabilidade moral.
Checagem com artigo científico:

Artigo: Consciousness as a Memory System
Autores: Andrew E. Budson, Kenneth A. Richman, Elizabeth A. Kensinger
Publicação: Cognitive and Behavioral Neurology
DOI: 10.1097/WNN.0000000000000319
Via DS
A consciência é a sua apreensão de si mesmo e do mundo ao seu redor. Essa consciência é subjeti

Sem comentários: