sábado, 12 de novembro de 2022

As Frases

   Todos os dias a Câmara, as autoridades e o Governo têm invenções. Vias para bicicletas, centros de negócios, congressos de web, passes gratuitos, é só pensar. Mas o mais simples, lavar e limpar, remendar e tapar buracos, pintar e restaurar, alojar e legalizar, fica para trás. À espera de negócios obscuros e de demolição, casas devolutas e palacetes arruinados morrem devagar, até que a grua e o caterpílar ponham termo à cidade. Lisboa necessita de habitantes, moradores, estudantes residentes, lojas decentes, limpeza e cuidado, não necessita de start-ups chiques.    (António Barreto, Público)

António Costa é primeiro-ministro há sete anos e, se contarmos só com esta legislatura, vão pouco mais de sete meses e casos atrás de casos (há uma lista que já tem de ser atualizada). Perante a contrariedade, o primeiro-ministro tende a seguir uma de duas estratégias, ou as duas em acumulado. À justiça o que é da justiça, à política o que é da politica, mas não só. Também gosta de dar os casos por terminados no seu próprio calendário. A nomeação de um secretário de Estado Adjunto que foi contratado para pôr ordem numa casa manifestamente desorganizada e que acaba ele próprio por ser fonte de mais caos político é exemplar (e não é no bom sentido).        (António Costa, ECO)

O que se retira deste caso, da forma como o primeiro-ministro o geriu? Para António Costa, uma lição, para os portugueses, a confirmação de que este Governo está num pântano, mesmo com maioria absoluta. A insalubridade política.

Sem comentários: